Devido a um acidente que atingiu um pivot de rega, o produtor viu-se obrigado a atrasar a sementeira de um campo de milho. De forma a aproveitar este infortúnio vai testar o que se vai acontecer com esta data de sementeira tão tardia, em comparação com a
Na atualidade o mercado global de citrinos encontra-se a um nível bastante preocupante. A invasão da Ucrânia por parte dos “vizinhos” russos levou a que países como Egipto e a África do Sul; que perderam esses mercados, tenham colocado a sua
Com a subida das temperaturas começa a aparecer esta praga que, pode ser importante em alguns casos da citricultura. É um microlepidóptero que ataca os rebentos mais jovens dos citrinos.
Neste momento não há praga que preocupe mais os citricultores no Algarve, que a mosca do mediterrâneo - Ceratitis capitata (Fig. 1). Esta praga tem mais de 250 hospedeiros, sendo preferenciais os citrinos e outras fruteiras.
Apesar de os afídeos não serem considerados praga chave da cultura da vinha, a sua presença tornou-se habitual em algumas regiões do país e a incidência tem alastrado a várias castas.
A guerra no leste da Europa agudizou situações que já se anunciavam no final de 2021 e que atingem agora um ponto crítico para os produtores agrícolas, distribuidores de fatores de produção e restantes players da cadeia agroalimentar.
Nas variedades de citrinos com sementes são estas as são estas as responsáveis pela síntese de hormonas. Nas variedades partenocárpicas essas hormonas são sintetizadas pelo ovário.
Tal como as pragas, os fungos causadores de doenças nas árvores de fruto desenvolveram estratégias para sobreviver ao período de repouso vegetativo (é também o mais desfavorável para os próprios fungos).