2º Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica

Baguim do Monte
De: 2023-03-30
até: 2023-03-31

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) está a organizar o 2º Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica, que decorrerá nos dias 30 e 31 de março de 2023, no auditório da LIPOR, em Baguim do Monte, sob o lema “A Horticultura Muda Vidas” o qual surge após o sucesso da 1ª edição, realizada pela APH, em outubro de 2016, no Estoril.

A Horticultura Social e Terapêutica (HST) enquadra-se em programas de horticultura urbana, de educação ambiental e de apoio a pessoas idosas, com deficiência ou dependência, em instituições de saúde, de reabilitação psicossocial e de inclusão social. Estes programas são promovidos por instituições particulares de solidariedade social, câmaras municipais, associações, estabelecimentos prisionais, instituições de ensino superior e outras, e têm por objetivo contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas, nomeadamente da sua saúde física, mental e emocional. Proporcionando oportunidades para a participação ativa em diferentes contextos, a HST contribui para a prática de exercício físico, para o estímulo dos sentidos, da concentração e da criatividade e, ainda, para a socialização.

Relacionando-se com a Agricultura Social, a HST pode assumir uma forma de diversificação de fontes de rendimento das empresas agrícolas que, prestando um serviço social à comunidade, continuam sujeitas às leis do mercado. A Agricultura Social tem vindo a ser praticada em explorações agrícolas sem fins lucrativos, que exercem uma atividade de produção e troca de bens e serviços de interesse social.

O 2º Colóquio Nacional de Horticultura Social e Terapêutica ao envolver técnicos, investigadores, municípios, empresas e diversas comunidades e movimentos sociais, permitirá a partilha de experiências e de processos inovadores, procurando responder aos atuais desafios sociais, ambientais e económicos tanto a nível local como nacional. Serão abordados os seguintes temas em sessões de comunicações orais:

i) Horticultura como ferramenta de integração social e de promoção da saúde física e mental;

ii) Horticultura social urbana, saúde do solo e segurança alimentar;

iii) Horticultura – uma opção para novos estilos de vida.

Será realizada uma mesa-redonda sobre 'Responsabilidade social - O papel dos Municípios'.

No âmbito do Colóquio serão ainda realizadas visitas técnicas a hortas sociais.

Para inscrições e outras informações, consulte o site do 2CNHST neste link: https://aphorticultura.pt/eventos/2CNHST/

Comentários