Workshop Microbiologia do solo

Leiria
De: 2019-03-30
até: 2019-03-30

Sabias que Composto não é um fertilizante? É, na realidade, um INOCULANTE, de microorganismos benéficos para o teu solo.

A verdade é que sabemos muito pouco acerca de um dos elementos mais importantes para o ser humano – o SOLO. Ao ponto de haver muita confusão entre o que é solo fértil, como atingi-lo e como o manter.

E perante os problemas globais de exaustão do solo, perda de fertilidade e erosão, o ser humano tem abusado do planeta, a que chamamos TERRA. A verdade é que a terra é muito mais do que poeira ou matéria mineral inerte, mas sim uma estrutura de vida microscópica, indispensável à nossa sobrevivência e à dos ecossistemas deste planeta. Perante a perda de uma das fundações de abundância do nosso planeta, devido ao abuso do ser humano, o que podemos fazer para sermos membros activos de regeneração da TERRA?

Cuidar do nosso solo é um passo simples e indispensável para garantirmos o bem estar do planeta, de futuras gerações de humanos e outros seres vivos.

Sobre a Formação |

A manutenção da fertilidade dos solos sempre dependeu dos organismos que nele habitam e que dele fazem parte. Nesta oficina vamos aprender a produzir biofertilizantes e fermentados à base de microorganismos selvagens, que ajudam a aumentar a biodiversidade no solo e promovem a saúde das plantas. Tudo isto com procedimentos simples e naturais, que pretendem devolver a fertilidade do solo para a mão do agricultor.

O objectivo desta formação é compreendermos melhor a ecologia do solo, de maneira a conseguir solos regenerados, férteis, e abundantes, de forma simples e através de métodos naturais. Queremos, através desta formação, disponibilizar a todos o poder de fazer a diferença na sua terra – no seu solo, nas suas terras, nas suas comunidades, fazendo a diferença que queremos ver no mundo.

Programa |

Introdução à ecologia dos solos,

Soil food web (Rede trófica do solo),

Importância da matéria orgânica,

Bactérias fixadoras de azoto,

Fungos decompositores e micorrizas,

Produção de “semente de microorganismos nativos”,

Produção de aminoácidos de peixe,

Produção de leveduras,

Produção de protozoários,

Produção de humato de potássio a partir de húmus de minhoca,

Produção de bactérias ácido-lácticas e soro de ácido lactico,

Produção de biofertilizante à base de microorganismos nativos,

Produção de quelatos.

Valor | 57€

Inscrições | sofia.fonseca@ecolife-experience.com // 968 694 146

Para além da formação, valor também inclui |

Alojamento grátis, em regime de campismo: opção de estadia a partir de Sexta-Feira à noite, 15 Fevereiro (Jantar não-incluído – propomos jantar partilhado);

Almoço vegetariano e mesa de snacks durante todo o dia;Ambiente familiar e acolhedor, com espaço para convívio e partilha;

Acesso Wifi.

Formador | José Mateus

Comentários