Quando em contacto com água utilizada na preparação da calda, os produtos fitofarmacêuticos iniciam um processo de reacção que leva à sua alteração por hidrólise.
No seguimento de inúmeros pedidos de informação sobre este assunto fizemos um resumo simplificado da informação constante no decreto-lei nª 101/2009 de 11 de maio, que regula o uso não profissional de produtos fitofarmacêuticos em ambiente doméstico, estabelecendo condições para a sua autorização, venda e aplicação.
Durante 10 semanas divulgámos a primeira série de Infografias Agrozapp, com temas que, não sendo novidade, devem ser sempre considerados quando falamos em aplicação e manuseamento de produtos fitofarmacêuticos e segurança no trabalho agrícola.
Ao contrário da pulverização hidráulica de jato projetado com barra horizontal, que se pretende o mais uniforme possível, a aplicação de fungicidas e inseticidas em árvores de fruto deverá refletir a variação do volume de copa em altura.
Continuamos a abordar o tema da aplicação dos produtos fitofarmacêuticos, cuja importância é ainda maior no atual contexto da aplicação da Lei 26 de 2013.