publicado a: 2015-09-30

Controlo do PH na preparação da calda

A infografia desta semana tem como tema: Controlo do PH na preparação da calda


Quando em contacto com água utilizada na preparação da calda, os produtos fitofarmacêuticos iniciam um processo de reacção que leva à sua alteração por hidrólise.

A velocidade deste processo depende do produto em causa, da temperatura da água e do pH desta última. O pH da água pode variar de 1 (muito ácido) a 14 (muito alcalino), sendo 7 o valor neutro.

Desta forma, e para alguns produtos fitofarmacêuticos quando misturados com águas alcalinas, um período de poucas horas pode ser suficiente para diminuir a quantidade disponível de substância activa para metade.

Uma vez que o controlo da temperatura da água e a opção por outro produto menos susceptível ao fenómeno não se mostra muito prático, recomenda-se que:

  • não se deve deixar calda preparada por muito tempo antes da aplicação - por exemplo durante uma pausa no trabalho ou de um dia de trabalho para outro;
  • caso a água seja alcalina ou neutra, deve ser acidificada para que o seu pH se encontre entre 5.5 e 6.5, intervalo onde se encontra o ponto óptimo da maior parte das substâncias activas.



Descarregue a infografia em formato pdf clicando aqui: Controlo do PH na preparação da calda


Aceda também às infografias anteriores:

  1. Armazenamento de produtos fitofarmacêuticos
  2. Equipamento de Proteção Individual
  3. Cálculo do Volume de Calda em Pomares
  4. Cálculo de Volume de Calda


Estas infografias não pretendem ser exaustivas, apenas educativas, não dispensando a consulta da legislação em vigor.

Comentários