publicado a: 2020-06-01

1 de junho - Dia Mundial do Leite

Celebramos hoje, dia 1 de junho, a 20ª edição do Dia Mundial do Leite, criado em 2001 por iniciativa da FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, para assinalar a importância do leite como alimento global, importância reconhecida pelos consumidores na corrida às prateleiras registada no início da pandemia do Covid-19.

Por causa desta pandemia não podemos agora celebrar este dia da mesma forma que o fizemos ao longo dos 10 anos de existência da APROLEP, recebendo crianças nas nossas quintas e vacarias para mostrar como cultivamos os campos e cuidamos dos animais.

Continuamos a produzir, continuamos a trabalhar e precisamos de comunicar, mantendo a distância de segurança. Por isso, estamos a organizar um concurso de fotografias na página de Facebook da APROLEP, relacionadas com a produção, transformação ou consumo de leite. O concurso decorre até às 22 horas do dia 1 de junho, sendo vencedora a fotografia que tiver mais “gostos”. O prémio, um cabaz surpresa de oito queijos selecionados, será enviado ao autor (a) da fotografia.

Queremos também assim chamar a atenção para os produtos lácteos, nomeadamente os bons queijos que se fazem com leite português e que enfrentaram dificuldades acrescidas de comercialização por causa da pandemia que fechou hotéis e restaurantes onde costumavam ser consumidos, mas que estão acessíveis através dos novos canais de comércio online.

Celebrar devidamente o Dia Mundial do Leite implica também preparar um futuro mais justo e sustentável no setor, do ponto de vista social e ambiental. Será justo se o leite for pago ao produtor a um preço capaz de remunerar decentemente quem trabalha no setor agrícola e cobrir os custos de produção. Será sustentável se for produzido com técnicas de produção ambientalmente sustentáveis e devidamente baseadas na experiência dos produtores, na investigação e na evidência científica.

Uma informação

Comentários