publicado a: 2018-09-25

ANP participa na ExpoAlimentaria Peru para promover Pêra Rocha na América Latina

A ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha vai estar presente pela primeira vez, a partir desta quarta-feira, na Expoalimentaria, no Peru, uma das principais feiras do sector agroindustrial na América Latina. A Associação pretende promover a Pera Rocha nesta geografia, pouco mais de um ano depois de ter sido assinado o acordo que permite aos produtores nacionais exportarem este fruto para o Peru.

A ExpoAlimentaria, que decorre entre 26 e 28 de setembro, na capital Lima, além de servir de ponto de encontro internacional às empresas exportadoras e aos compradores de vários continentes (na edição passada, contou com a presença de mais de 650 empresas e 45 mil visitantes provenientes de 77 países), é também uma oportunidade para aprofundar o conhecimento do mercado peruano e estabelecer novas redes de contacto. O Peru, com uma população de mais de 31,5 milhões de habitantes, é a sétima maior economia da América Latina e uma das que mais cresceu na última década. Entre 2011 e 2015, Portugal subiu sete lugares no ranking de fornecedores do Peru, tendo as exportações alimentares portuguesas crescido 106,4%, entre 2015 e 2016.

A ANP, que estará integrada no expositor do InovCluster – Cluster Agro-Industrial do Centro, irá aproveitar a participação na ExpoAlimentaria para promover a Pera Rocha junto de outros mercados da América Latina, um destino cada vez mais apetecido. Além do Brasil, o maior mercado de exportação de Pera Rocha, esta variedade de pera exclusivamente portuguesa já está presente em países como a Colômbia ou o Uruguai. Em maio passado, foram também enviadas as primeiras Peras Rocha para o México.

A participação na ExpoAlimentaria 2018 é uma das iniciativas organizadas no âmbito do projeto “Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos”, com o qual a ANP pretende aumentar a competitividade e a visibilidade internacional da Pera Rocha e do seu país de origem. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações, através do reforço da promoção no exterior e do melhor conhecimento dos mercados-alvo, estimulando a progressão da fileira na cadeia de valor.

O projeto é cofinanciado pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. O investimento global é de 430.902 euros, dos quais 85% são financiados pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e inclui a realização de ações de promoção e comunicação.

Sobre a ANP: Sedeada no Cadaval e com 29 sócios, a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha representa 86% da produção da Pera Rocha em Portugal. Foi criada em 1993 para coordenar e incentivar uma política de qualidade para este fruto exclusivamente português e é a entidade gestora da denominação de Origem Protegida (DOP) “Pera Rocha do Oeste”.