publicado a: 2018-10-23

Apoio à decisão das sementeiras 2018-2019: Já conhece a Lista Variedades Recomendadas de Trigo Duro?

A Lista Variedades Recomendadas (LVR) conta já com 5 anos de ensaios e trata-se de um apoio à decisão das sementeiras. A LVR de Trigo Duro foi hoje, 23 de Outubro publicada. Um projecto desenvolvido em parceria pela ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Cereais, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IPBeja/ESA, Ceres, Germen e Cerealis.

Este projecto teve como objectivos, seleccionar variedades com elevado potencial tecnológico e adaptadas aos condicionalismos do clima em Portugal; recomendar variedades e práticas culturais adequadas, baseadas em informação independente, com o objectivo de contribuir para que se consigam maiores produtividades por área.

Por outro lado, pretende fomentar a concentração da produção de trigo num menor número de variedades com vista à obtenção de lotes mais homogéneos e de maior dimensão, de acordo com as necessidades da indústria, e contribuir para que a produção consiga apostar cada vez mais em produtos em que seja possível a sua diferenciação e valorização.

Lista Variedades Recomendadas

As classificações obtidas nesta Lista Variedades Recomendadas resultam das avaliações realizadas nos anos agrícolas de 2017/18, 2016/17 e 2015/16.

Variedades em estudo

Variedades sujeitas a 1 ou 2 anos de ensaios e que carecem de confirmação do valor agronómico e qualidade tecnológica:

• 2 anos de ensaios: Fado, TE1202, TE1203, Vadio
  • 1 ano de ensaios: Antalis, Aventadur, Kenobi, Massimo Meridio

Avaliações e Análises

As avaliações fenológicas e agronómicas foram da responsabilidade do INIAV-Elvas e do IPBeja/ESA. As avaliações de qualidade tecnológica estiveram a cargo da Cerealis, do INIAV-Elvas e do IPBeja/ESA.