publicado a: 2020-01-28

CNA acolhe Mesa Redonda "Agricultura familiar e acesso aos mercados”

A CNA – Confederação Nacional da Agricultura promove uma Mesa Redonda sobre o tema “Agricultura Familiar e Acesso aos Mercados”, a decorrer nos dias 28 e 29 de Janeiro, 2020, no Convento de São Francisco (Sala Conventual A), em Coimbra.

Esta Mesa Redonda Regional decorre no âmbito do projecto BOND, um projecto Horizonte 2020 financiado pela União Europeia e liderado pela Universidade de Coventry, do Reino Unido, que a CNA integra junto com 16 parceiros de 12 países europeus.

Nesta iniciativa pretende-se analisar os desafios que se colocam à Agricultura Familiar no Acesso aos Mercados, construir posicionamentos, fortalecer a cooperação e as alianças entre organizações e reforçar a acção colectiva em torno das questões comerciais.

A análise partirá de uma contextualização mais abrangente de “nível internacional”, com uma abordagem à OMC e aos tratados de livre comércio e seus impactos; passando depois para o “nível comunitário” que versará sobre a deslocalização da produção vs concentração no mercado europeu. Já ao “nível local” será analisada a estratégia “Do Campo à Mesa" sobre alimentos sustentáveis em toda a cadeia de valor, anunciada pela nova Comissão Europeia no âmbito do “Pacto Verde Europeu”.

Com o debate em torno das alterações climáticas na ordem do dia, as questões ambientais e a importância da Agricultura Familiar, dos modelos de produção mais sustentáveis e da relocalização do consumo alimentar serão aspectos a considerar durante o debate. Transversais serão também as dimensões económica e social, com abordagens à Política Agrícola Comum (PAC) e às políticas laborais, ambientais e de saúde na União Europeia.

São esperados mais de 40 participantes, dos quais 35 estrangeiros de 13 nacionalidades. Estarão representadas várias organizações agrícolas, nomeadamente a CNA e Filiadas, e organizações congéneres europeias, bem como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Universidade de Coventry (coordenação do BOND). Estará também presente, para um intercâmbio com os participantes, um analista independente de políticas agrícolas, Gèrard Choplin, especialista da PAC no Comitê das Regiões da UE.

Do encontro sairá um conjunto de recomendações políticas para promover o capital social no sector agrícola e que se farão chegar aos decisores políticos, tanto a nível internacional como da União Europeia.

Comentários