publicado a: 2019-09-11

Investimento de 9 milhões de euros em máquinas pesadas para sapadores florestais

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, entregou máquinas pesadas às recentemente criadas Brigadas de Sapadores Florestais, com o objetivo de assegurar que «a prevenção, a gestão, o ordenamento do território e a organização da paisagem possam ser progressivamente conseguidos».

Este investimento, no valor de nove milhões de euros, insere-se «na aposta do Governo em reformar a floresta», disse o Ministro, numa declaração aos jornalistas no final da cerimónia de entrega do equipamento, no Centro de Operações Técnicas e Florestais da Lousã.

A compra deste equipamento foi financiada pelo Fundo Florestal Permanente, em complemento aos fundos europeus, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

«Outra medida muito importante que o Governo adotou foi a proibição da expansão da área do eucalipto em Portugal, limitando a sua área à atual», referiu Capoulas Santos, lembrando que, «ao abrigo da Reforma da Floresta em curso, não será possível plantar mais área do que aquela que é arrancada de forma progressiva».

Capoulas Santos concluiu: «A reforma está a avançar em todas as frentes. Nunca se fez tanto pela floresta, e estou certo de que isso será seguido no futuro, pelos próximos Governos».

Comentários