publicado a: 2022-04-27

Syngenta apresenta soluções de futuro para a agricultura sustentável em reunião com parceiros da dis

A equipa da Syngenta esteve reunida com os parceiros da distribuição, a 21 e 22 de abril, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, para apresentar as suas linhas de trabalho futuras, incluindo uma forte aposta no desenvolvimento do portfólio de soluções biológicas para a agricultura e a consolidação do crescimento das vendas no mercado nacional.

«Contamos com uma equipa experiente, com os melhores parceiros da distribuição e um portfólio de produtos e serviços reforçado, o que nos dá estabilidade e a confiança de que continuaremos o nosso caminho de crescimento acima da média do mercado, nos próximos anos», afirmou Paulo Machado, diretor comercial da Syngenta Portugal, revelando que as vendas da companhia em Portugal aumentaram 15%, em 2021, em comparação com o crescimento de 12% do mercado nacional de proteção das culturas, avaliado em 173,2 milhões de euros.

No âmbito do seu plano de compromissos com a agricultura sustentável, Good Growth Plan 2.0®, a Syngenta comprometeu-se a disponibilizar duas novas tecnologias disruptivas por ano para impulsionar a agricultura regenerativa e ajudar a mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Neste sentido, a companhia tem em curso um forte investimento na I&D de produtos biológicos para proteção e nutrição das culturas agrícolas e dispõe de uma equipa especializada para desenvolver este segmento de mercado, no qual prevê crescer a dois dígitos, nos próximos anos.

Após os recentes lançamentos dos bioinsecticidas Costar® e Karate Trap® e dos biofungicidas Taegro® e Cuprantol Duo®, a Syngenta deverá lançar, a curto prazo, um novo bioinseticida para controlo da mosca-da-azeitona e novos bioestimulantes que atuam nas plantas como probióticos e pré-bióticos.

Na gama de produtos fitofarmacêuticos convencionais, o trabalho da companhia passa também por garantir o uso sustentável das substâncias ativas através da promoção de práticas agrícolas inovadoras.

O compromisso da Syngenta com a agricultura regenerativa, protegendo o solo, a água e a biodiversidade, tem como âncoras o programa Operation Pollinator® e o sistema de tratamento de efluentes fitofarmacêuticos Heliosec®. Para que estas soluções cheguem a um maior número de agricultores e a todas as regiões do país, passam agora a poder ser adquiridas através da rede de distribuidores Syngenta.

«Acreditamos que as sementes Operation Pollinator® para instalação de margens multifuncionais nas parcelas agrícolas vão ter uma procura acrescida nos próximos anos, devido às diretrizes da nova PAC. Está prevista a criação de apoios para conservação do solo no âmbito dos futuros ecoregimes do I Pilar da PAC, onde o Operation Pollinator® pode vir a ser elegível», explicou Felisbela Torres de Campos, Head of Regulatory & Business Sustainability da Syngenta Portugal.

Comentários