publicado a: 2016-01-27

A importância da Agricultura Inteligente (Smart Farming)

A agricultura é um tema difícil de abordar. Por um lado tem que acompanhar a crescente procura de alimentos por uma população a aumentar, mas por outro lado, a agricultura contribui para uma grande parte das nossas emissões de gases de estufa, e há necessidade de limitar essas emissões o máximo possível.

A utilização de terra atingiu quase o seu limite – por agora, é evidente que a solução não está em usar mais terra, mas sim em mudar a forma como fazemos crescer as nossas culturas. A Agricultura Inteligente tornou-se não apenas numa opção para o futuro, mas sim numa necessidade. A Indústria alimentar tornou-se muito mais eficiente nas últimas décadas, como resultado da globalização, mas também muito mais vulnerável. A mudança climática vai provocar não só o aumento de temperatura, assim como as condições meteorológicas extremas do Norte, América do Sul e Ásia irão também conduzir à escassez global de alimentos. A agricultura está entre os setores mais vulneráveis aos impactos das alterações climáticas e terá que adaptar-se. A solução é a prática da Agricultura Inteligente.


Desafios atuais

A Forbes explica que a produção mundial de alimentos tem que aumentar em 70% até ao ano 2050. Este aumento é necessário para fazer face ao crescimento mundial da população. Os métodos tradicionais de agricultura não são suficientes para atingir este objetivo. O sector agrícola enfrenta vários desafios:

  • Baixas margens de lucro: A agricultura é um negócio que gera baixa margem de lucro. Por exemplo, numa exploração agrícola em que a margem de lucro seja de 5%, não existe qualquer lucro excedente para investir em novos métodos de cultivo.
  • Risco: A agricultura pode ser muito arriscada. A exploração agrícola está exposta a flutuações dos preços das culturas que produz. A maioria dos agricultores pede grandes empréstimos para comprar sementes e equipamentos e o pagamento só é efetuado após o resultado das colheitas. Contudo, a colheita pode ser afetada pelo clima, por problemas fitossanitários ou pelo preço dos produtos agrícolas.
  • Falta de conhecimento tecnológico: até aos últimos anos, a maioria dos agricultores não utilizavam tecnologia na sua atividade. A agricultura Inteligente pode melhorar os resultados do agricultor, no entanto, este terá que aprender a usar essa mesma tecnologia.

Estas questões têm impacto na capacidade do agricultor usar técnicas de Agricultura Inteligente.


Operando de forma mais eficiente

A Agricultura Inteligente ajuda o agricultor a operar com mais eficiência. Um produtor pode usar a tecnologia para otimizar o seu desempenho em cada processo e tomar decisões informadas sobre os seguintes custos:

  • Compra de equipamento: Equipamento é uma despesa enorme para um produtor. O agricultor pode usar a Internet para encontrar as melhores ferramentas para satisfazer as suas necessidades (por exemplo, pode pesquisar on-line um determinado trator pelo número de modelo e localização geográfica).
  • Rendimentos de culturas, o mapeamento do solo: É muito importante para um produtor analisar a forma como as suas terras são utilizadas. A tecnologia pode ajudar o agricultor a avaliar a quantidade de culturas que pode cultivar por hectare. Permite também que o agricultor possa mapear com exatidão qual o solo que deve ser usado para um tipo específico de cultura (mapeamento de solo).
  • Fitossanidade: A Agricultura Inteligente pode ser usada para monitorizar a condição das plantas no campo. A tecnologia permite que o agricultor analise rapidamente a temperatura do ar, humidade e o teor de oxigénio. Pode tomar decisões sobre a quantidade de água a utilizar nas plantas. As ferramentas tecnológicas também permitem verificar se existem doenças nas plantas.


Gestão dos animais na exploração

A Agricultura Inteligente é uma valiosa ferramenta para gerir os animais na exploração agrícola. A Tecnologia pode ser usada para avaliar a saúde, o peso e a condição física dos animais. Esta análise ajuda o agricultor a gerir a quantidade de comida e água necessárias, assim como identificar se um animal precisa de cuidados médicos.


Fonte: Anipla

Comentários