publicado a: 2016-04-21

Desmistificar a agricultura biológica

Tem como objetivo minimizar o impacto humano sobre o ambiente e assegurar que o sistema agrícola funciona da forma mais natural possível

A agricultura biológica (AB) é um modo de produção agrícola que procura utilizar práticas agrícolas que fomentem a manutenção e melhoria da fertilidade do solo, baseando-se no funcionamento e equilíbrio do ecossistema, permitindo uma gestão sustentável do ambiente e da paisagem.

Para alcançar isto, a agricultura biológica baseia-se numa série de objetivos e princípios, assim como em práticas comuns desenvolvidas para minimizar o impacto humano sobre o ambiente e assegurar que o sistema agrícola funciona da forma mais natural possível.
As práticas tipicamente usadas em agricultura biológica, entre outras, incluem:

  • A rotação de culturas;
  • Limites ao uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos, de antibióticos, aditivos alimentares e auxiliares tecnológicos, e outro tipo de produtos;
  • A proibição do uso de organismos geneticamente modificados;
  • A escolha de espécies adaptadas às condições locais;
  • A utilização de práticas de produção animal apropriadas a cada espécie.

O modo de produção biológico para garantir todo um sistema de rigor e de procedimentos harmonizados em todos os países da Comunidade está, sujeito a legislação específica.

Para além de conhecer a legislação é aconselhável também obter conhecimentos sobre este modo de produção. Para tal, poderá solicitar o apoio de técnicos com formação regulamentada para prestar assistência técnica em Modo de Produção Biológico.
É importante ter em conta que para que seja considerado um operador em Agricultura Biológica é necessário proceder à notificação da atividade.


Fonte e informações completas: Direcção geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural

Comentários