publicado a: 2019-03-22

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é uma efeméride celebrada a 22 de Março. Esta celebração foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 a 21 de Fevereiro de 1993.

No Dia Mundial da Água os estados membros da ONU promovem atividades e iniciativas de consciencialização da sociedade, bem como divulgação de publicações ou documentários, organização de mesas-redondas, seminários e exposições.

Todos os anos, as Nações Unidas escolhem um tema para o Dia Mundial da Água desse ano. O deste ano, 2019, é “Ninguém fica para trás”, e incentiva as pessoas a terem em conta grupos marginalizados, que são frequentemente quem tem mais dificuldade de acesso a água potável.

Além do Dia Mundial da Água, em Portugal, celebra-se ainda o Dia Nacional da Água a 1 de Outubro.

Será que com as dicas em baixo, e pondo-as em prática no Dia Mundial da Água, consegue chegar ao Dia Nacional da Água e ver a diferença?

DICAS PARA FAZER DE TODOS OS DIAS

Além das típicas dicas como desligar a água enquanto lava os dentes, enquanto se ensaboa ou coloca champô no cabelo, e quando se lavam as mãos, reunimos mais dicas para o ajudar a poupar água em casa e, em última instância, ao mundo.

- Aproveite a água dos duches: usando um balde ou uma banheira de criança é possível aproveitar a água que normalmente se desperdiça enquanto se espera que aqueça. Assim, em vez de deixar a água correr, no início de um duche, pense em recolhê-la para um recipiente e usá-la mais tarde no autoclismo ou até para regar as plantas. Ao fim de pouco tempo verá quanta água poupará.

- Use menos água no autoclismo: coloque uma garrafa com algo pesado, como areia, no interior da cisterna de descarga, para usar menos litros de água em cada descarga. Colocar o autoclismo mais acima na parede é também uma forma de dar mais pressão à água que desce, e usar menos. Se for remodelar a casa de banho, opte pelos autoclismos com opção de meia descarga.

- Reutilize a água de cozinha: parece estranho, mas é um passo muito simples. E que pode ainda contribuir para a sua boa saúde. Em vez de desperdiçar a água de cozinhar, porque não reaproveitá-la para regar as plantas? Deixe-a a arrefecer e pode regar as suas ervas aromáticas com ela. Já com a água de cozedura de vegetais, recomendamos que a use para sopas ou caldos, já que não estará a desperdiçar apenas água, mas também nutrientes essenciais que foram transferidos para esta.

- Procure e corrija as fugas de água: mesmo as mais pequenas fugas de água, como uma torneira que não para de pingar, contribuem para um gasto desnecessário de água e que pode ser facilmente evitado. Assegure-se que não há fugas de água em sua casa, e se as detetar conserte-as.

- Não lave o carro em casa: prefira uma estação de lavagem de automóveis, onde a água é reaproveitada para mais lavagens. Além de poupar a água, evita poluir o ambiente com sabões e químicos.

- Regue as plantas exteriores de manhã: As temperaturas mais baixas da manhã levam a menos evaporação de água, pelo que as plantas vão absorver mais água, reduzindo a quantidade de água gasta em cada rega. Se chover, não regue as suas plantas – não é preciso.

- Ajuste os aspersores: se usar sistemas de aspersores tenha o cuidado de os desligar nos dias de chuva, e de evitar ter água a cair no passeio ou na estrada. Centre-os de forma a que a água seja usada para as suas plantas.

- Use menos eletricidade. E como é que isto pode ajudar? As centrais de produção elétrica usam grandes quantidades de água para arrefecimento, pelo que ao reduzir a eletricidade que consome também reduzirá a água que consome, indiretamente.

- Reaproveite a água da chuva para regas: se conseguir captar e armazenar a água da chuva – com, por exemplo, tanques de chuva - pode poupar imensa água e dinheiro em regas, no futuro.


E PARA UMA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA MAIS EFICIENTE NA UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DE REGA, O AGROZAPP RECOMENDA:

- Escolha uma cultura cuja necessidade de irrigação seja adequada à quantidade de água disponível

- Siga um sistema de aconselhamento de rega, aplicando as dotações recomendadas por dia e por cultura. Se possível monitorize o teor de água no solo.

- No início da campanha de rega, verifique o estado de conservação de tubagens, filtros, aspersores e gotejadores.

- Faça regularmente análises à água para avaliar as suas características físicas e químicas.

- Se possível, evite regar durante as horas de maior calor, utilizando sistemas mais eficientes como a rega gota-a-gota

- Instale contadores para conhecer com rigor qual a quantidade de água que gasta na sua exploração

Comentários