publicado a: 2020-06-25

Granizo em Trás-os-Montes? "São situações perfeitamente normais de verão"

Meteorologista do IPMA explica fenómeno que ocorreu esta tarde de quarta-feira nas zonas de Miranda do Douro e Mogadouro.

Na tarde desta quarta-feira, a região de Trás-os-Montes - nomeadamente as zonas de Miranda do Douro e Mogadouro - foi assolada por uma tempestade que envolveu trovoadas e fortes chuvas. Em pleno verão, houve vias a transformarem-se em ribeiros e ruas quase 'brancas' devido à queda de granizo.

Ao Notícias ao Minuto, a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explicou que "isto são situações perfeitamente normais de verão". Aliás, é a 'Convecção de Verão', que em "Portugal Continental temos alguma, mas não costuma ser, talvez, tão severa".

Já a Europa Central, tem "quase todos os dias" casos deste tipo, com "granizo de grande dimensão". "É uma situação perfeitamente normal para o verão. Normalmente, associamos o granizo a inverno, a tempestades, mas estas são tempestades diferentes. Há as de inverno, que têm granizo de menor dimensão e estas, de verão, normalmente, têm um granizo de maiores dimensões", diferenciou Patrícia Gomes.

Mas ocorreu porquê?

A situação de hoje, aliada à meteorologia que se fazia esta quarta-feira em Portugal Continental - que já previa nebulosidade e possibilidade de aguaceiros e trovoadas nas regiões do Interior - "foi agravada pela Convecçãono Norte de Espanha".

"Olhando para as imagens de satélite podemos ver, há algumas horas, o desenvolvimento de várias células convectivas de grande dimensão, células essas que acabam por originar o que chamamos 'outflows' que originam também ventos que vêm no interior da célula e que, quando chegam à superfície, são ventos horizontais que acabam por fazer com que a instabilidade aumente na base dessa célula", explicou a meteorologista.

Estes ventos levaram ainda a que as temperaturas baixassem "drasticamente". Patrícia Gomes frisou que o IPMA registou "descidas de temperatura de 11 graus". Por exemplo, Miranda do Douro "registava 33.5ºC" quando tudo começou e "na hora seguinte registava 22.5ºC". "E é muito provável que esta descida de temperatura tenha ocorrido em 10 minutos. Estas situações, normalmente, são muito rápidas e de curta duração".

Nas próximas horas "pode continuar a haver alguma situação" mas "não com tanta severidade como durante a tarde", concluiu.

Nas redes sociais, já são vários os relatos através de imagens e vídeos que os internautas partilharam ao longo das últimas horas. Em baixo, pode ver vídeos e imagens publicados na página de Facebook '"Meteo Trás os Montes".

Comentários