Sabia que existe um cofre global de sementes?
O Global Seed Vault, também conhecido por “cofre do apocalipse” é um armazenamento seguro, gratuito e de longo prazo que duplica as sementes de todos os bancos do mundo, que participam no esforço conjunto da comunidade global para garantir o abastecimento alimentar futuro do mundo. A instalação atende a um propósito humanitário e faz parte do sistema internacional de conservação da diversidade genética vegetal guiado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Embora possa haver um papel para o Seed Vault no caso de uma catástrofe global, considera-se que seu valor reside muito mais no fornecimento de backup para coleções individuais no caso de as amostras originais e as suas duplicatas guardadas em bancos de genes convencionais se perderem devido a desastres naturais, conflito humano, mudança de políticas, má administração ou quaisquer outras circunstâncias.
Proteger o máximo de plantas importantes para a humanidade
A diversidade de culturas é a base da nossa produção de alimentos. Permite que a nossa produção de alimentos se adapte às mudanças climáticas e populacionais que estão por vir. As Nações Unidas prevêem que a população global aumentará de 7,8 bilhões em 2020 para 9,7 bilhões em 2050. Mudanças nos padrões climáticos causam mudanças nas épocas de crescimento e no meio ambiente, afetando a capacidade das culturas agrícolas atuais prosperarem ou mesmo sobreviverem.
As sementes contêm a matéria-prima que os cientistas e criadores de plantas podem precisar para melhorar o rendimento, resiliência ou resistência a doenças das culturas agrícolas. Os bancos de genes do mundo são a primeira linha de resistência aos problemas externos que a agricultura enfrenta.
O Svalbard Global Seed Vault, funciona como depósito de segurança para sementes, principalmente de plantas domesticadas e dos seus parentes selvagens que são importantes para alimentação e agricultura.
Uma localização perfeita
Svalbard é o arquipélago norueguês a meio caminho entre o pólo norte e a Noruega continental. Este local é, de muitas maneiras, um local perfeito para o backup de sementes do mundo. A Noruega é um canto tranquilo e seguro no topo do mundo, e muito distante dos depósitos de sementes que abrigam as coleções originais, localizadas principalmente nas regiões do sul. Embora Svalbard seja afetada pelo aquecimento global, espera-se que continue sendo um dos lugares mais frios do mundo. As sementes são colocadas nas câmaras dentro da montanha congelada e as salas com arrefecimento artificial mantêm as temperaturas constantes a -18°C. O ambiente congelado nas montanhas ao redor do Seed Vault certamente manterá as sementes frias por muito tempo, mesmo em caso de não haver o arrefecimento artificial.
Com o objetivo de preparar o Seed Vault para um clima mais húmido e quente no futuro, a Noruega tomou medidas de precaução e realizou uma grande atualização das instalações de 2016 a 2019. O túnel de entrada do Seed Vault foi impermeabilizado, o que, juntamente com a instalação de um sistema de arrefecimento mais eficiente e ecológico, tornou o Seed Vault bem preparado para futuras mudanças climáticas.
Agora também já é possível fazer uma visita virtual ao cofre em: https://seedvaultvirtualtour.com