publicado a: 2019-10-14

Falta de trabalhadores deixa toneladas de frutas e legumes a apodrecer no Reino Unido

Medo do Brexit e da queda na libra fazem com que os trabalhadores das colheitas se queiram manter longe, segundo a União Nacional dos Agricultores (National Farmers’ Union).

Milhares de toneladas de frutas e legumes estão a ser deixadas a apodrecer nas explorações do Reino Unido por causa da escassez de trabalhadores das colheitas e do embalamento, face à incerteza acerca do Brexit.

Os trabalhadores estrangeiros, que representam a grande maioria da força de trabalho em horticultura, não estão dispostos a ir para o Reino Unido ou voltaram para casa mais cedo, por temerem a sua situação no caso de uma saída caótica da UE.

Com os agricultores a relatar uma escassez de trabalhadores de 30% ou mais no mês passado, alguns dos que têm colheitas para fazer no outono, incluindo pequenos frutos, maçã e feijão, foram forçados a deixar os seus produtos nos campos e pomares. De acordo com o jornal The Grocer, alguns agricultores estão a ver-se obrigados a encerrar as operações seis semanas antes, por não terem trabalhadores suficientes.

Chris Chinn, produtor de mirtilo e feijão em Herefordshire, disse que teria que deixar para trás metade de sua colheita potencial de outubro, porque tinha apenas metade dos trabalhadores de que precisava.

“A escassez de trabalhadores é a maior ameaça aos nossos negócios. Sem equipa para fazer colheitas como feijão, onde não temos uma opção de automação, não podemos colhê-los e eles não estarão disponíveis nas prateleiras dos supermercados.”

Ele disse que não teve trabalhadores suficientes, apesar de aumentar o recrutamento direto no leste da Europa e oferecer mais vantagens, incluindo bónus mais altos e acomodações melhoradas com Wi-Fi gratuito.

Outra exploração de frutos em Herefordshire disse na semana passada que desperdiçou 87.000 couvetes de framboesas em apenas uma quinzena, porque faltavam apenas 100 trabalhadores.

A escassez de trabalhadores deste ano é a mais recente em anos sucessivos de problemas com trabalhadores, iniciada em 2013, quando o governo do Reino Unido encerrou um regime sazonal de vistos para trabalhadores, que permitia que os agricultores os trouxessem de fora da UE.

Esta situação juntou-se à escassez de mão-de-obra na UE, já que cidadãos polacos, búlgaros e outros da Europa Oriental, que anteriormente procuravam trabalho sazonal na Europa Ocidental, estão cada vez mais capazes de encontrar empregos mais perto de casa. O Reino Unido sofreu dificuldades particulares por causa das incertezas sobre o estatuto dos vistos, a queda no valor da libra esterlina e as notícias sobre o mau tratamento dos imigrantes.

O Sindicato Nacional dos Agricultores (NFU nas siglas em inglês) constatou que havia um déficit geral de 18% no número de trabalhadores agrícolas em agosto, apesar de as empresas terem tentado evitar dificuldades recrutando até 25% mais pessoas do que o normal.

Ali Capper, presidente do conselho de horticultura da NFU, disse que espera que o déficit suba para pelo menos 29% em setembro. Ela acrescentou que duas ou três empresas entraram em colapso no mês passado por causa deste problema.

Ela pediu ao governo para expandir um esquema piloto, que atualmente permite que 2.500 trabalhadores de fora da UE entrem no Reino Unido por seis meses de trabalho, a nível nacional.

"A escassez é causada por duas coisas: política do governo e o impacto do Brexit", disse Capper.

“O Reino Unido está a competir com a Alemanha, a Dinamarca e outros países. Há muitas razões pelas quais [os trabalhadores] podem não escolher o Reino Unido. ”

A incerteza sobre o fim da liberdade de circulação e as notícias sobre os migrantes da UE não serem bem-vindos, juntamente com a queda no valor da libra - que reduziu o salário em potencial - afastaram os trabalhadores, disse ela.

Comentários