Ministro da Agricultura de Espanha quer dar 20% das ajudas da PAC à agricultura familiar
O ministro da Agricultura de Espanha, Luís Planas, anunciou a sua intenção de propor às comunidades autónomas que pelo menos 20% da da ajuda da Política Agrícola Comum (PAC) à sustentabilidade seja destinada a “pagamentos redistributivos” na “pequena agricultura”. A agricultura familiar.
O ministro, que falava no 8º Congresso da Unión de Pequeños Agricultores y Ganaderos de Andalucía, em Sevilha, destacou que o acordo nacional para a aplicação da reforma da PAC “é perfeitamente possível, acima de qualquer visão política partidária”.
Os pagamentos redistributivos são ajudas aos pequenos agricultores da União Europeia que têm menos de 28 hectares e que, segundo Bruxelas, não conseguem tirar partido das economias de escala. Os países da União Europeia podem ajudar estes produtores com estes pagamentos, que podem atingir até 30% do seu orçamento de apoio ao rendimento nacional.
O ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Luis Planas, sublinhou que a próxima Política Agrícola Comum é “uma grande oportunidade para a Andaluzia e para toda a Espanha”. Para isso, o governo espanhol “está construindo pontes para chegar a um grande acordo nacional”.
(...continuar a ler em Agricultura e Mar Actual)