publicado a: 2018-04-11

Pesticidas: Que frutas e legumes estão mais contaminados?

A organização não governamental Environmental Working Group (EWG) analisa anualmente a contaminação por pesticidas das frutas e legumes, que segundo o Departamento Agricultura e Alimentação dos Estados Unidos são as preferidas do consumidor. Este ano foram analisadas 47 espécies e realizados testes em cerca de 38.800 amostras de produtos produzidos através de agricultura convencional, a maior parte em território norte-americano.

Os alimentos foram lavados, tal como habitualmente fazemos em casa antes de os comermos. Ainda assim, quase todas as amostras de morangos – 99% – detetaram resíduos de pelo menos um pesticida. Um terço das amostras revelou a existência de mais de 10 pesticidas e várias combinações de amostras revelaram a existência de 81 pesticidas diferentes.

Os morangos surgem pelo terceiro ano consecutivo à cabeça da lista Dirty Dozen™ das frutas e vegetais de 2018. Os espinafres são o vegetal mais contaminado por produtos químicos e o segundo pior. A seguir na lista da EWG surgem as nectarinas, as maçãs, as uvas, os pêssegos, as cerejas, as pêras, o tomate, o aipo, a batatas e o pimento.

Em contrapartida, o abacate é o campeão da saúde, pelo menos, na lista Clean Fifteen™, que mostra quais as frutas e vegetais menos contaminadas. Segundo a EWG seguem-se o milho doce, o ananás, a couve, a cebola, a papaia, os espargos, a manga, a beringela, o kiwi, o melão, a couve-flor e os brócolos.

Comentários