publicado a: 2019-04-08

Açores reforça aposta na sanidade e no associativismo no sector apícola

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Executivo pretende reforçar a aposta na sanidade e na promoção do associativismo, no âmbito do Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores, potenciando o crescimento de um sector que é essencial para o desenvolvimento da agricultura, para o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade.

“O Governo está a desenvolver o Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores com o claro propósito de desenvolver este sector específico, apoiando a melhoria das questões relacionadas com a sanidade, mas também reforçar o associativismo”, salientou João Ponte, acrescentando que este será mais um contributo para ter na Região uma apicultura cada vez mais “forte e saudável”.


O governante falava à margem da apresentação de uma nova empresa privada na área do agroturismo, que criou uma rota do mel no recinto de Santana, concelho da Ribeira Grande.

João Ponte adiantou que a intenção é criar um apoio, no âmbito do Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores, direccionado para os apicultores que estejam ligados às cooperativas, para estimular o associativismo, mas, simultaneamente, este apoio servirá para melhorar o desempenho do sector, a sua rentabilidade e, sobretudo, proporcionar mais formação aos cerca de meio milhar de apicultores açorianos, a renovação das colmeias e o reforço da sanidade.

O papel das cooperativas

O secretário Regional salientou que o sector ganhará mais escala e dimensão, sendo o papel das cooperativas vital neste processo, destacando que a Casermel constitui um bom exemplo disso mesmo, na ilha de São Miguel.

João Ponte referiu ainda que o Plano Estratégico para a Apicultura nos Açores, que se estima que seja aprovado em Junho, é um documento fundamental para o desenvolvimento sustentável do sector do mel na Região e para a definição das políticas públicas nesta área.

Rota do mel

Quanto à rota do mel criada por empreendedores privados, João Ponte afirmou que, para o Governo Regional, trata-se de um projecto importante do ponto de vista da dinamização e animação turística, mas também sob o ponto de vista pedagógico, dado que será dada informação e formação ao público, que será também sensibilizado para a importância das abelhas e da apicultura.

Comentários