publicado a: 2019-07-17

Açude no meio do rio Sorraia causa polémica mas APA garante que não há peixes mortos

A construção de um açude em terra em pleno rio Sorraia, no concelho de Benavente, está a levantar várias críticas mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garante que a represa é provisória e visa reduzir a salinidade da água para rega e não está a provocar qualquer mortandade de peixes.

Num comunicado enviado á agencia Lusa, a APA diz que foram percorridos, de barco, cerca de quatro quilómetros do rio Sorraia para jusante do açude e cerca de dois quilómetros para montante no rio Almansor, não se tendo encontrado "quaisquer peixes mortos ou moribundos”.

A APA esclarece que o percurso foi realizado a bordo do barco de um pescador que desenvolve a sua atividade nestes rios e que confirmou a inexistência de peixes mortos para montante ou para jusante do açude mas garante que “em caso de se verificar a morte de peixes, o açude será de imediato removido”.

O pedido para instalar o açude foi feito pela Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, na sequência da experiência realizada em 2005 e 2012, que se considera melhorou a água para rega a montante, sem que, nessas alturas, se tenham registado impactos na fauna piscícola.

A APA esclarece ainda que o açude tem por finalidade permitir que as portas de água existentes a montante não sofram a influência das marés, fornecendo água para rega com reduzidos valores de salinidade.

Esta segunda-feira, o PAN – Pessoas-Animais-Natureza questionou o Governo sobre a construção do açude, defendendo que a intervenção provocou alterações ao caudal hidrológico do rio, tendo causado já a morte de vários peixes de diferentes espécies e podendo vir a ter efeitos catastróficos na biodiversidade do rio e da Reserva Natural do Estuário do Tejo, cenário desmentido pela APA.

Comentários