publicado a: 2020-04-15

Agricultores reclamam medidas urgentes para reduzir estragos causados por javalis

Preocupados com os avultados estragos que os javalis causam nas culturas agrícolas, a CAP, a ANPC e a ANPROMIS apelaram hoje ao Governo para que sejam criados mecanismos que permitam a realização de ações de controle de densidades, mediante a caça, de modo a minimizar estragos e a garantir a produção agrícola e a sustentabilidade das explorações.

A contenção da pandemia causada pelo COVID-19 é uma prioridade e um imperativo Nacional e as medidas decretadas, incluindo a declaração de Estado de Emergência, revelam-se absolutamente necessárias. Mas igualmente crucial é manter o funcionamento basilar da economia, mormente das atividades essenciais para o fornecimento de produtos agrícolas, tanto para alimentação humana, como para alimentação animal.

Por essa mesma razão, o Estado de Emergência exceciona um conjunto de atividades essenciais, entre elas a agrícola.

Não obstante esta realidade, foram proibidas as correções de densidades de espécies, estando impedido o recurso à caça enquanto ferramenta de gestão das populações de javali, espécie que, como é reconhecido, causa anualmente avultados prejuízos à agricultura, florestas e recursos naturais.

Estes estragos estão a ocorrer de uma forma generalizada por todo o país, sendo essencialmente afectadas culturas como o milho, as hortícolas, os olivais, as vinhas e outras plantações.

Sendo um imperativo Nacional, neste período de emergência, garantir a produção agrícola, importa criar condições para que sejam autorizadas, com a máxima brevidade, ações de correção de densidades de javalis que afectam de forma indiscriminada tanto explorações empresariais como familiares, de pequena, média e grande dimensão.

Face ao exposto, a CAP, a ANPC e a ANPROMIS solicitaram ao Governo e ao ICNF a implementação urgente das seguintes medidas:

  • Criar condições para que, durante o Estado de Emergência, sejam permitidas ações de correção de densidades de javalis para prevenção e minimização de estragos nas culturas, levadas a cabo por caçadores credenciados para o efeito pelo ICNF;
  • Criar condições para que o ICNF possa emitir as necessárias credenciais, sempre que estas se justifiquem.

Comentários

  •   João Santos 2020-04-16 1 0
    Conheço e tive bons resultados, para evitar danos de javalis e de coelhos e de javalis, em vinha, um produto natural, adubo com boro, o PIPER da Idai Nature, tem um efeito repelente espetacular. Foi este produto que me resolveu um problema grave que estava a ter numa vinha recém plantada há 2 anos. Quanto à caça, embora não seja um especial entusiasta, neste casos, acho a caça uma atividade fundamental embora também não resolva tudo… nem em tempo útil. Será sempre uma solução a médio prazo.
    •   l.miguelpais 2020-04-16
      boa noite Sr João Santos tenho o mesmo problema poderia colocar o link do produto que não encontro. obrigado
  • Faça login para poder comentar.