publicado a: 2018-12-18

Agricultores reclamam verbas para concretização do regadio da Cova da Beira

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) aprovou hoje, por unanimidade, uma moção a reclamar verbas públicas para a "concretização urgente" do regadio da Cova da Beira.

"Os agricultores, reunidos na Assembleia Geral da Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, realizada na cidade do Fundão (...), vêm reclamar o financiamento a 100% para a concretização urgente do regadio a sul da Gardunha", lê-se no comunicado enviado à agência Lusa.

Além deste regadio, a ADACB reclama também que o regadio da Cova da Beira abranja novas zonas, designadamente a Gramenesa e a margem direita do rio Zêzere.

Adiantam ainda que a sul da Gardunha, nas freguesias de Vale de Prazeres e Mata da Rainha, Alpedrinha, Castelo Novo, Orca, Póvoa da Atalaia e Atalaia do Campo, Soalheira, Póvoa de Rio de Moinhos, Lardosa, Alcains e Castelo Branco, a agricultura é a principal atividade económica e já bastante representativa em termos de produção frutícola, cerealífera e de pecuária.

"O clima é excelente para estas produções, carecendo de água nos períodos de verão, agravado com as alterações climáticas, nomeadamente com secas prolongadas", lê-se na nota.

Realçam ainda as recentes declarações do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que assumiu publicamente a importância deste regadio, admitindo candidatar o seu financiamento a fundos comunitários.

A ADACB refere também que a Câmara do Fundão está empenhada na elaboração do estudo de viabilidade, sendo agora necessários fundos públicos para realizar o projeto.

"Este regadio está referenciado no plano nacional de regadios sem qualquer verba atribuída, apesar de ser o único no interior do país", concluem.

A assembleia geral da ADACB aprovou ainda, por unanimidade, o plano de atividades e Orçamento para o ano de 2019.

Fonte: DN

Comentários