publicado a: 2020-01-23

Agrocluster quer mais estratégia digital no setor

O setor agroalimentar não se detém, tradicionalmente, sobre a área digital. Mas o Agrocluster quer acabar com esta divergência e vai promover iniciativas que permitam uma aproximação entre o digital e a agricultura.

O Agrocluster, no âmbito do projeto E-Agro Innovation, encontra-se a promover uma iniciativa que irá premiar e distinguir o que de melhor se faz em Portugal no que respeita à área digital no setor agroalimentar. As empresas serão distinguidas em quatro categorias: Best E-agro Website, Best E-Agro Ecommerce, Best E-Agro by Women e People’s Choice.

Desta forma, o cluster quer aumentar a penetração da economia digital numa área tradicionalmente arredia das tecnologias mais inovadoras.

Segundo aquela entidade, a avaliação das empresas candidatas será realizada por um júri constituído por especialistas da área, mediante uma grelha de critérios de performance, usabilidade, design, entre outros. A única categoria que não será avaliada pelo júri, é a People’s Choice, que será atribuída ao site que tiver mais votos do público.

“Importa que o público seja um elemento de avaliação neste processo. São os clientes, como principais utilizadores, que na realidade melhor podem avaliar a qualidade de um website seja ele institucional ou de Ecommerce. A experiência do consumidor é fundamental para que um negócio tenha sucesso online, daí a importância de auscultar quem está do outro lado do ecrã”, afirma Carlos Lopes Sousa, presidente do Agrocluster, citado em comunicado.

De salientar também o prémio E-Agro by Women, que pretende distinguir websites institucionais ou de E-commerce elaborados por mulheres, com o objetivo de estimular a participação feminina na área digital.

“O digital é ainda uma área muito masculina, basta ver o que aconteceu no Web Summit, importa por isso premiar também quem se distingue e consegue afirmar-se nesta área, com destaque para as mulheres por serem o género menos representado”, refere Carlos Lopes Sousa.

Esta iniciativa prevê ainda a atribuição de Special Awards em categorias especificas, tais como: Estratégia Digital, Desempenho, Design e Criatividade, Conteúdos, Interatividade e Customer Experience.

As candidaturas são gratuitas e encontram-se abertas até dia 31 de janeiro e é sem dúvida uma forma das empresas agroalimentares serem reconhecidas pelo trabalho que têm vindo a desenvolver.

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