publicado a: 2014-05-26

Mais de 97% das análises a alimentos estão dentro dos limites dos resíduos de pesticidas

A European Food Safety Authority (EFSA) publicou, no dia 20 de Maio, os resultados das análises feitas aos alimentos para detecção de resíduos de pesticidas.

Estes resultados referem-se a 79.035 amostras de 647 produtos diferentes, retiradas durante o ano de 2011, nos 27 estados membros, mais a Islândia e a Noruega.

Estas amostras foram analisadas para detecção de mais de 900 pesticidas diferentes, sendo que 97,5% mostraram índices abaixo do que estipula a legislação comunitária.

Os produtos que apresentaram maior percentagem a exceder os limites foram os espinafres, com 6,5%, o feijão com vagens, com 4,1%, as laranjas, com 2,5%, o pepino, com 2,1% e o arroz ,com 2%. Por outro lado, os que menos ultrapassaram os limites foram a farinha de trigo, com 0,3% e as batatas, com 0,2%.

Baseado nestes dados, a EFSA concluiu que os alimentos produzidos na União Europeia não constituem qualquer risco para a saúde pública do ponto de vista dos resíduos de pesticidas.

O único problema detectado foi o aparecimento de resíduos de dois pesticidas, o Dieldrin e o Heptachlor, que estão proibidos desde 1979 e que afinal continuam a ser usados.

Fonte: Agroinfo

Comentários