publicado a: 2021-10-12

Alterações climáticas, mais pragas e menos substâncias ativas

As alterações climáticas estão a gerar mudanças no ciclo biológico das culturas, mas também das pragas, que são cada vez mais, pelo aumento da temperatura e até pela disseminação através do comércio global. Como vão os agricultores ultrapassar mais esta batalha? Apostando na inovação e prevenção e no melhoramento genético, alterando as características das plantas de uma forma segura. Isto numa altura em que a retirada de substâncias activas do mercado se torna cada vez mais irreversível.

Estas são algumas das conclusões do webinar “Alterações Climáticas e Novos Problemas Fitossanitários”, promovido, no passado dia 7 de Outubro, pela Anipla — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas e a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal.

“O importante é agir para combater as consequências destas alterações, sem ver a agricultura como única vilã e principal culpada”, salientou a sub-directora Geral da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Paula Carvalho.

E alertou a presidente da direcção da Anipla, Felisbela Campos: “a indústria da protecção de plantas precisa de tempo e espaço para implementar mudanças e desenvolver novas técnicas, colocando alternativas consistentes no mercado”.

...continuar a ler em Agricultura e Mar Actual

Comentários