publicado a: 2017-04-06

Anipla lança campanha “Considere os factos”

Campanha "Considere os factos"

Esta é uma iniciativa da Anipla, com o apoio da Associação Europeia de Proteção das Plantas (ECPA), e a colaboração de diversas associações nacionais de produtores, que pretende informar a população portuguesa para os temas da agricultura, evidenciando os desafios inerentes ao sector e apresentando factos relacionados com a ciência e tecnologia para a proteção das culturas.

As mensagens da campanha apresentam factos que visam informar e esclarecer um crescente número de consumidores que pretende, cada vez mais, ser e estar informado sobre a realidade por detrás da produção de produtos alimentares. Informação essencial no momento em que a FAO, a organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, apela à importância do controlo das pragas, doenças e infestantes das culturas, e alerta para as crescentes necessidades de alimentação de uma população mundial que continuará a aumentar até 2050.

Em Portugal foi realizado um estudo que pretendeu avaliar o Impacto Económico da retirada de Substâncias Ativas em culturas chave no nosso País, em resposta à possibilidade de exclusão de cerca de mais de uma centena de substâncias ativas presentes nos produtos fitofarmacêuticos europeus, e que integram um grupo considerado em risco de exclusão. Este estudo foi realizado em colaboração com 27 outras entidades e individualidades nacionais, e apresenta uma análise do real impacto económico que esta decisão teria em Portugal.

O estudo teve como objeto cinco culturas essenciais em Portugal: a videira / vinho, a oliveira / azeite, o milho/grão, a pereira/pera Rocha e o tomate / indústria, e ficou demonstrado como a exclusão destas técnicas tem um efeito muito significativo nos alimentos em causa, expondo os campos de cultivo aos inimigos das culturas, com consequências que, em alguns casos, significavam mesmo a possível impossibilidade de continuar a produção.

A campanha “Considere os factos” decorre até ao final do ano e prevê a transmissão de informação e factos da agricultura através de múltiplos meios e suportes, entre os quais as redes sociais, as plataformas digitais, a imprensa e a rádio, de Norte a Sul do país.

Fonte: Anipla

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