publicado a: 2018-11-27

Apostar na formação​ e sensibilização sobre a importância da floresta é fundamental, afirma Diretora

A Diretora Regional dos Recursos Florestais afirmou ser fundamental apostar na formação e na sensibilização dos jovens para a importância da floresta, como forma de garantir a preservação de um património que é de todos.

“A formação e a informação sobre a floresta é algo essencial e que deve ser potenciada junto dos mais jovens, pois, para cuidar e proteger devidamente, é preciso conhecer”, frisou Anabela Isidoro, em declarações à margem da visita de uma turma do 2.º ano do curso profissional de Recursos Florestais e Ambientais da Escola Secundária Domingos Rebelo às matas do Nordeste, na ilha de São Miguel.

Antes da visita foi feita uma curta apresentação, na Direção Regional dos Recursos Florestais, em Ponta Delgada, sobre o trabalho que está a ser feito pela Região ao nível da preservação, sustentabilidade e reprodução de plantas endémicas, entre outros aspetos.

Esta visita está integrada no plano curricular do curso, no âmbito da temática da instalação de povoamentos.

Anabela Isidoro adiantou que, no âmbito desta visita, os jovens puderam ver como é feito o planeamento das arborizações nas condições reais existentes na Região, e como é que esse planeamento se operacionaliza no campo.

“Com esta visita pretendeu-se ainda colocar, desde cedo, os jovens em contacto com o mundo do trabalho, para que se apercebam da interligação entre a parte teórica da aprendizagem e a componente prática, sensibilizando-os para a necessidade de consolidação dos conhecimentos”, disse a Diretora Regional.

A floresta é um elemento marcante e estruturante da paisagem açoriana, ocupando cerca de um terço do território terrestre do arquipélago.

Nos últimos quatro anos foram plantadas cerca de três milhões de árvores nos Açores, a maioria criptomérias, mas também resinosas, folhosas e endémicas.

Comentários