publicado a: 2019-10-15

Auchan apresenta rótulo que mede qualidade nutricional dos alimentos

Nutri-Score vem aumentar transparência

A Auchan Retail Portugal está a adotar em todos os produtos de marca própria o Nutri-Score, um sistema de rotulagem que avalia e torna visível o equilíbrio nutricional dos alimentos. Este sistema pretende contribuir para que os portugueses tomem decisões conscientes sobre a sua alimentação.

O Nutri-Score é um sistema gráfico simples, fácil de ler e de entender, que classifica os alimentos numa escala de A a E, cada uma com uma cor diferente, do verde ao vermelho. Para estabelecer a categoria, são considerados em cada alimento os ingredientes a privilegiar, como fibras, proteínas, frutas e legumes, e os que se devem limitar: gorduras saturadas, açúcares e sal.

Na categoria A, encontram-se alimentos como água, e legumes e peixe congelados. No outro extremo da escala, são classificados com E alimentos como queijos gordos, enchidos ou bolos mais doces ou calóricos. A indicação é a de que os consumidores devem ingeri-los com moderação.

Rui Oliveira, Diretor de Marca Própria da Auchan Retail Portugal, sublinha: “Com a multiplicidade de produtos e rótulos que existem, quisemos aumentar a transparência para os nossos consumidores e, por isso, resolvemos adotar o Nutri-Score, sistema de classificação nutricional, com robusta evidência cientifica, que reúne um apoio alargado, desde autoridades de saúde a largos segmentos da indústria e distribuição, bem como das associações de consumidores. Assim, será mais fácil para as pessoas obter informação sobre os alimentos que vão comer e tomarem opções mais saudáveis. Por outro lado, para os profissionais de saúde também será mais fácil fazer recomendações, porque têm acesso a informação uniformizada. Esperamos, até meados de 2020, ter nas nossas lojas mais de 2000 referências com o Nutri- Score.”

A nível internacional, o Nutri-Score já foi adotado como sistema recomendado, embora opcional, em França, Bélgica e Espanha, tendo a ministra da Agricultura da Alemanha anunciado o início do processo naquele país. Em Portugal, chega ao linear pelas mãos da Auchan. Neste momento já está disponível para todos os produtos de marca própria na plataforma online da Auchan Portugal e está a ser gradualmente adicionado a todas as embalagens físicas dos produtos de marca Auchan.

Comentários