publicado a: 2017-03-02

Aumentam exportações de animais vivos para o Próximo e o Médio Oriente

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, acompanhou mais um embarque de quatro mil animais vivos com destino a Israel.

Os dois mil bovinos e dois mil ovinos foram embarcados no Porto de Sines, contribuindo para aumentar o volume de exportações do setor pecuário (animais vivos), que no ano passado atingiu o valor de 157 milhões de euros, representando um crescimento de 32% relativamente ao ano 2015.

Só as exportações de bovinos cresceram 85%, correspondendo a 86 milhões de euros do total de exportações de animais vivos.


Abertura de novos mercados

O Governo tem-se empenhado fortemente na abertura de mercados na região do Próximo e Médio Oriente.

Depois da abertura do mercado da Jordânia, o Governo está agora empenhado em negociações com o Egito, para exportação de ovinos e bovinos.

Estão igualmente em curso negociações com a Argélia, prevendo-se uma evolução positiva a muito curto prazo. Trata-se de um mercado de relevante dimensão, com hábitos culturais de consumo deste tipo de carne.

Luís Vieira sublinhou a importância destas operações, que resultam de «uma estratégia persistente e bem direcionada, que acompanha a forte aposta do setor no crescimento das exportações».

Ainda recentemente, Marrocos passou a ser destino de exportação da produção nacional de aves, um setor que agora tem o mercado de exportação alargado também ao Qatar, para onde passou a ser possível exportar pintos do dia e ovos de incubação.

O Governo prossegue assim a sua política de internacionalização da agricultura e da pecuária portuguesas, dinamizando a abertura de novos mercados e promovendo o início de novos processos de negociação, correspondendo ao investimento dos operadores na exportação.


Fonte: Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Comentários