publicado a: 2024-02-09

B-RURAL: “A Agricultura evoluiu, só você é que não viu.”

32% dos Portugueses acredita que a Agricultura não evoluiu nos últimos anos. A iniciativa B-RURAL tem como objetivo evidenciar não só a evolução, como a modernização e inovação nas atividades agrícola e florestal em Portugal. Cofinanciada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações de Informação para a Política Agrícola Comum, B-RURAL visa valorizar a agricultura e a floresta.

“A Agricultura evoluiu, só você é que não viu.” – é este o mote do B-RURAL. A iniciativa, cofinanciada pela Comissão Europeia e promovida pela CONSULAI - consultora especializada nos setores agrícola, alimentar, florestal, do mar e do desenvolvimento rural em Portugal - nasce da necessidade de estabelecer um ponto de contacto entre a Realidade Urbana e a Realidade Rural.

A estratégia para atingir este objetivo passa por diferentes pilares: auscultar stakeholders externos e setoriais, capacitar a comunicação do setorcom informação relevante e atualizada através de ferramentas dedicadas - como uma Enciclopédia de Avaliações de Impactos da PAC (Política Agrícola Comum), um instrumento de referência para interpretar e analisar os impactos da diretriz de forma alargada, ou a criação de um Observatório que permite o acompanhamento constante e atualizado da evolução das orientações no cenário nacional; promover o mundo rural com a aposta em campanhas de comunicação; aproximar a comunidade universitária ao mundo rural, através de conferências de norte a sul do país, com diversas dinâmicas e protocolos nacionais que visam combater o gap entre o mundo rural e o mundo urbano, bem como dar a conhecer aos jovens universitários o universo de oportunidades profissionais existentes no setor, mesmo para áreas cujo foco não é a agricultura; e informar e envolver a sociedade através da colaboração com jornalistas e líderes de opinião, bem como reforçar o papel do agricultor enquanto uma fonte de informação fidedigna e também essencial.

Com o apoio da PAC, a agricultura e a floresta têm passado por processos evolutivos contínuos que transformaram a capacidade e a competitividade destes setores produtivos. Mesmo assim, de acordo com o estudo “A opinião dos portugueses sobre o estado da Agricultura” do CESOP, 32% dos Portugueses acreditam que a Agricultura não evoluiu nos últimos anos.

Julgo que nunca foi tão evidente a necessidade do setor primário ter uma estratégia de comunicação concertada. Estes setores evoluíram muito nos últimos anos. Mas têm comunicado de forma muito reativa. É preciso mostrar o que se faz bem a quem não conhece. Esse é o propósito do B-RURAL.”, afirma Pedro Santos, Diretor-geral da CONSULAI.

Agricultura e floresta têm sido dos setores mais influenciados pelo crescimento da população, por variações de padrões de consumo, pela alteração de condições naturais e pela escassa disponibilidade de recursos. Apesar da influência de fatores externos cada vez mais incertos, desenvolveram uma capacidade notável de modernização e de desenvolvimento que tem evoluído continuamente, assegurando o abastecimento de alimentos e matérias-primas a nível nacional e a promoção de uma maior estabilidade ao nível da coesão territorial.

O B-RURAL destaca a vitalidade e modernidade do setor agrícola e florestal em Portugal, sublinhando a sua relevância não apenas para as comunidades rurais, mas também para aqueles que residem nas grandes cidades.”, afirma Rui Almeida, Gestor da iniciativa. “Com o apoio ativo das associações agrícolas e florestais, queremos promover e fortalecer estes setores, enfrentando o afastamento entre o mundo urbano e o mundo rural. Este esforço visa desmistificar tendências de desinformação, promovendo uma comunicação clara e colaborativa entre ambas as realidades.” esclarece o também Diretor Operacional da CONSULAI.

Através de diversas ações e do contacto direto com os diversos públicos-alvo, o B-RURAL – uma iniciativa que visa sensibilizar, informar e esclarecer a opinião pública, incluindo agentes do setor agrícola e florestar, jornalistas e líderes de opinião, academia e decisores – propõe- se a mostrar a nova realidade da Agricultura e Florestas em Portugal, evidenciando a transformação do setor e o investimento que tem vindo a ser realizado em processos, técnicas e sistemas de produção cada vez mais sustentáveis e resilientes.

Um dos objetivos do B-RURAL é também mostrar a evolução da Agricultura e da Floresta nas esferas económica, social e ambiental. Na esfera económica, o foco estará na competitividade, no conhecimento e na otimização da cadeia de valor alimentar; na esfera social, a segurança e qualidade alimentar, bem como a renovação geracional; na esfera ambiental, destaca-se a paisagem, a conservação do ambiente, a biodiversidade e o combate às alterações climáticas.

Saiba mais sobre esta iniciativa no website - https://B-RURAL.com/


Uma informação:


Comentários