publicado a: 2017-01-10

Batata: deteção de «Candidatus Liberibacter solanacearum» em Espanha

Os serviços oficiais espanhóis notificaram, no final de dezembro de 2016, a presença de Candidatus Liberibacter solanacearum em batata na região da Cantábria.

Trata-se de uma bactéria presente no continente americano e na Nova Zelândia associada a solanáceas, tais como batata e tomate, sendo transmitida nessas culturas por um psilídeo Bactericera cockerelli, que até à data não foi detetado na Europa.

Os tubérculos de batata infetados apresentam no seu interior manchas raiadas que quando se procede à sua fritura tornam-se mais pronunciadas, sendo a doença por este facto denominada de “Zebra Chip”.

A presença da bactéria na Europa era até agora conhecida apenas em alguns países (Finlândia, Noruega, Espanha, Suécia) em culturas não solanáceas, como cenoura e aipo, transmitida por outros psilídeos Bactericera trigonica e Trioza apicalis.

A sua presença na cultura da batata representa um risco suplementar de entrada da doença no nosso território, quer através de tubérculos infetados, quer de insetos contaminados. Face a este risco e à importância de deteção numa fase precoce da sua introdução, será estabelecido no presente ano um programa de prospeção oficial em todo o território nacional.

Solicita-se a colaboração de todos os produtores de batata consumo, armazenistas e centrais de embalamento para que estejam alerta para a presença de sintomas suspeitos.

Em caso de suspeita, devem contatar de imediato a Direção Regional de Agricultura e Pescas da sua região a fim de ser feita a confirmação por análise laboratorial e tomadas as medidas necessárias para evitar a sua dispersão.


DGAV: OFÍCIO CIRCULAR No 1/DSSV/2017

Comentários