publicado a: 2023-05-11

Biond integra coligação europeia que pretende acelerar a transição para uma bioeconomia circular

A Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal (através da CEPI, Confederação Europeia das Indústrias de Papel) junta-se à coligação europeia “Circular Choices”.

Trata-se de um grupo de catorze associações trans-setoriais da União Europeia (UE), que inclui fabricantes de produtos à base de madeira, produtos de papel, cartão e embalagens à base de fibras, e soluções de energia renovável, que conta com o apoio de seis associações de proprietários e gestores florestais da UE.

O objetivo desta coligação é apresentar aos decisores políticos da UE uma visão comum e ambiciosa que conduza a uma transição para uma bioeconomia circular, considerando os subscritores que agora, mais do que nunca, é o momento de incorporar na política da UE a bioeconomia circular nas cadeias de valor.

Em conjunto, os seus membros representam 3% do PIB da UE, 520 mil milhões de euros de volume de negócios, e 20% das suas empresas transformadoras, utilizando materiais de origem renovável local, fabricados e reciclados na Europa, e utilizando materiais e tecnologia de origem europeia.

Certos de que a sua contribuição poderia ir muito mais longe, esperam trabalhar com as instituições da UE no sentido de criar um ambiente favorável para alcançar, coletivamente, a mitigação das alterações climáticas equivalente a 30% das emissões anuais de CO2 da UE. Em 2019, este valor era de 20%.

A ambição da coligação exigirá a consolidação da liderança global da UE como fornecedor de energia sustentável e soluções alternativas competitivas para hoje, e oportunidades inovadoras para amanhã.

As cadeias de valor baseadas em fibras são amplamente consideradas um laboratório para a futura bioeconomia circular.

A fim de ser neutra para o clima até 2050, a UE precisa de trabalhar com a coligação para acelerar a adoção de bioprodutos, incentivar investimentos em tecnologias verdes para processos de produção e cadeias de abastecimento, e apoiar uma mudança no sentido do consumo sustentável, ao mesmo tempo que põe em prática políticas para aumentar a competitividade de indústrias transformadoras sustentáveis.

A competitividade da indústria europeia em geral tem sido afetada pela crise e questões energéticas relacionadas com o fornecimento de matérias-primas estratégicas.

Produtos à base de madeira, produtos de papel e cartão à base de fibras, onde se incluem as embalagens, e soluções de energia renovável, oferecem resiliência e asseguram a autonomia estratégica europeia e competitividade através da gestão sustentável das fontes de matérias-primas valiosas, e de matérias-primas secundárias materiais e tecnologia relacionada.

Aceda ao documento Escolhas Circulares para uma Bioeconomia Competitiva da UE (em Inglês)


Uma informação:

A Biond representa um conjunto de Associados - Altri, DS Smith, Renova e The Navigator Company - que constituem uma Bioindústria Sustentável, Estratégica e Inovadora.

Comentários