publicado a: 2022-01-17

CAP e Agricultores do Oeste constatam execução "inaceitável" do PDR

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e os dirigentes associativos reunidos hoje no Sobral de Monte Agraço, no Conselho Consultivo Regional do Oeste, efetuaram uma avaliação aos níveis de execução do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2014-2022 e constaram um agravamento da situação no que concerne aos pagamentos devidos aos agricultores.

Para a CAP, trata-se de uma situação “inaceitável, uma vez que este ano faltam pagar aos agricultores dois mil milhões de euros, quando um ano antes já faltavam pagar mil milhões de euros”. Para Luís Mira, Secretário-Geral da Confederação, “este é o retrato da gestão do atual Ministério da Agricultura e não conseguimos vislumbrar como é que o País pode progredir numa situação como esta”.

Para além dos níveis de execução do PDR, o Conselho Consultivo do Oeste, promovido pela CAP, abordou ainda temas como o processo de desenvolvimento da PAC (Política Agrícola Comum) e o respetivo PEPAC (Plano Estratégico da PAC).

Esta série de Conselhos Consultivos Regionais conta com a presença do Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, e do Secretário-Geral da Confederação, Luís Mira, incluindo este ano a participação virtual de todo o Departamento Técnico da Confederação.

A ronda de encontros regionais iniciou-se no dia 10 de janeiro, em Elvas, com o Conselho Consultivo do Alto Alentejo, prosseguiu no dia 13 de janeiro, com o Conselho Consultivo Regional do do Baixo Alentejo e Algarve, em Mértola, e continuará no dia 17 de janeiro com o Conselho Consultivo do Ribatejo, em Torres Novas.

Agenda dos Conselhos Consultivos Regionais:

➔ 10 janeiro – Conselho Consultivo do Alto Alentejo – Elvas
➔ 13 janeiro – Conselho Consultivo do Baixo Alentejo e Algarve – Mértola
➔ 14 janeiro – Conselho Consultivo do Oeste – Sobral de Monte Agraço
➔ 17 janeiro – Conselho Consultivo do Ribatejo – Torres Novas
➔ 26 janeiro – Conselho Consultivo do Entre Douro e Minho – Póvoa do Varzim
➔ 27 janeiro – Conselho Consultivo de Trás-os-Montes – Vimioso
➔ 28 janeiro – Conselho Consultivo do Centro – Almeida

Temas Centrais dos Conselhos Consultivos Regionais:

➔ Atividades e Serviços da CAP e das suas Organizações
➔ PEPAC (Plano Estratégico da PAC)
➔ PDR – Ponto de Situação
➔ PAC – Alterações para 2022

Comentários