publicado a: 2019-08-12

Capoulas dos Santos: “como ministro da Agricultura gostaria que Portugal fossem muitos Oestes”

Foto: Gazeta das Caldas

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas dos Santos, elogiou a agricultura na região, dizendo que “gostaria que Portugal fossem muitos Oestes”. As declarações foram feitas à margem da inauguração do Festival do Vinho Português e da Pêra Rocha do Bombarral, que foram consideradas pelo governante como duas jóias da coroa da agricultura nacional. Até domingo, na Mata Municipal, estão cerca de 100 expositores, na grande maioria produtores de vinho.

“O vinho e a pêra rocha são duas das jóias da coroa da nossa agricultura e atravessam um bom momento, apesar de sabermos das dificuldades que sempre existem na actividade agrícola, que está sujeita ao clima e outras aleatoriedades”, disse Luís Capoulas Santos na abertura do 36º Festival do Vinho Português e 26ª Feira Nacional da Pêra Rocha do Bombarral.

O governante elogiou o Oeste, salientando a modernidade, dinâmica e competitividade da agricultura nesta região. “É um bom espelho para o país e, enquanto ministro da agricultura, gostaria que Portugal fossem muitos Oestes”, afirmou.

No último ano as exportações de vinho ultrapassaram a barreira dos 800 milhões de euros e as frutas e hortícolas os 1500 milhões de euros.

Em relação à colheita de pêra Rocha deste ano, que está prestes a começar, o governante disse que “as expectativas são de estabilização da produção ou ligeira redução face ao ano anterior, tendo em conta as condições climatéricas, já que estamos perante um Verão atípico. Se conseguirmos a estabilização da produção este ano seria um bom resultado”.

Num concelho recentemente conquistado pelo PS ao PSD, Luís Capoulas dos Santos aproveitou ainda para deixar uma bicada aos sociais-democratas, notando que o governo anterior “vangloriava-se da internacionalização, mas nós nestes quatro anos abrimos sete vezes mais mercados”. O governante acrescentou que existe mais meia centena de mercados em estudo.

Recentemente, o ministro das alfandegas chinês (que é o responsável pela abertura dos mercados) visitou Portugal e foi convidado para uma degustação de pêra Rocha. “A China trata um dossier de cada vez e a pêra Rocha está imediatamente a seguir à uva de mesa, já vieram inspectores sanitários chineses a Portugal e creio que estarão cá na primeira quinzena de Agosto”, revelou, lembrando que já foi aberto o mercado indiano, que “tem um potencial similar ao chinês”.

O festival do vinho e da pêra rocha decorre até domingo, 11 de Agosto, sendo dedicado ao importante empresário do sector vinícola, Abel Pereira da Fonseca, que fundou no séc. XX a Companhia Agrícola do Sanguinhal. A fachada de um dos armazéns que Abel Pereira da Fonseca detinha em Lisboa inspira a entrada do certame.

O festival conta com cerca de 100 expositores, na maioria ligados ao vinho. As entradas custam três euros.


Comentários