publicado a: 2015-02-05

Colômbia e México abrem mercados à fruta portuguesa nas próximas semanas

A ministra da Agricultura anunciou ontem, em Berlim, que os mercados da Colômbia e do México vão ser abertos à fruta portuguesa nas próximas semanas, em resultado do esforço diplomático.


"Os mercados que estão mais avançados para este setor [frutas e legumes], nomeadamente para a pera rocha, são a Colômbia e o México", disse aos jornalistas Assunção Cristas, adiantando que a abertura deverá concretizar-se "nas próximas semanas".

A governante afirmou que "está a ser concluído" um intenso processo" negocial, que implicou a articulação dos serviços técnicos e administrativos do Estado e envolveu esforços "políticos e diplomáticos".

A ministra da Agricultura falava à margem da inauguração da Fruit Logistica, considerada a maior feira de promoção mundial para as frutas e legumes, que decorre ate sexta-feira, em Berlim, na Alemanha, e que conta este ano com Portugal como país parceiro da organização.

O presidente da Portugal Fresh (Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores), Manuel Évora, explicou que havia "barreiras fitossanitárias" impostas por aqueles países para proteger a sua produção das estrangeiras.

O dirigente adiantou que a Colômbia, com 47 milhões de habitantes, e o México, com 118 milhões, são mercados estratégicos que estão "dispostos a consumir frutas e legumes".

A pera rocha será o primeiro produto a ser exportado para esses países, levando atrás outros produtos alimentares.

Também presente na inauguração da feira, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, elogiou "capacidade de organização das empresas" portuguesas no certame, sublinhando que a sua "internacionalização é muito importante" para a economia nacional.

Há quatro anos, as exportações representavam 28% do Produto Interno Bruto (PIB) e hoje representam 40%.

A Portugal Fresh, baseando-se em dados ainda provisórios, estima que o setor tenha encerrado o ano de 2014 com 1100 milhões de euros faturados nas exportações, o que corresponde a um aumento de 10% face a 2013 (998 milhões de euros) e cerca de 45% face a 2010 (780 milhões de euros).

A Fruit Logistica, que deverá receber 70 mil visitantes em três dias, realiza-se numa área equivalente a 17 campos de futebol, juntando mais de dois mil expositores de 141 países.

A produção de frutas e legumes rende por ano a Portugal 2.500 milhões de euros, dos quais 1100 milhões de euros foram obtidos em 2014 na exportação, de acordo com dados divulgados hoje pela Portugal Fresh.

Fonte: Dinheiro Digital com Lusa

Comentários