publicado a: 2025-05-21

Congresso Nacional do Azeite começa amanhã

Começa já amanhã, dia 22 de maio, a 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite, no Centro Cultural de Campo Maior, contando com uma keynote de Assunção Cristas, sobre o ESG no setor oleícola. Organizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura, este ano o Congresso acontece num momento particularmente relevante para o setor, dado o novo recorde da produção da última campanha que regista um aumento de 10% face à anteriore é a segunda melhor campanha de sempre (o que tem como efeito descida do preço de venda ao público), as exportações acima dos mil milhões de euros e Portugal - o sexto maior produtor de azeite do mundo e o terceiro maior exportador da Europa, ter sido reconhecido no ano passado como o país que produz o azeite com maior qualidade a nível mundial.

Aquele que é o grande evento e debate anual do setor, contará com vários painéis de debate, apresentações e uma keynote, reunindo mais de 30 reputados oradores nacionais e internacionais, em representação das principais instituições do setor, da academia, e dos principais produtores.

ESG no setor olivícola, bem como a Identidade do Azeite Português: Marca & Origem; e O Caminho do Azeite na Alta Cozinha, são os temas que irão ser abordados este ano.

Durante o Congresso serão também conhecidos os vencedores dos Prémios do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura.

Descubra o Programa aqui.

Comentários