publicado a: 2022-05-16

Correção de solos ácidos com subproduto da indústria do açúcar

O Conselho Consultivo do Azeite de 11 de Maio convidou a empresa Sidul Açúcares para demonstrar que um subproduto resultante da produção de açúcar de cana pode ser um corretivo alcalinizante do solo, respeitando as disposições europeias e da Agência Portuguesa do Ambiente.

A Sidul pretende encaminhar o subproduto resultante do processo de carbonatação para valorização agrícola. Esta cal industrial, com origem no processo de produção de açúcar em Portugal a partir de cana-de-açúcar, quando aplicado no solo, atua como corretivo de acidez e adubo cálcico.

O produto cumpre a legislação da União Europeia e obteve parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente que, inclusive reforça que em relação ao transporte, não tem de obedecer à legislação aplicada ao transporte de resíduos, por se considerar um produto fertilizante.

O produto está também abrangido pelo Regulamento (UE) 2021/1165 [15/07/2021, Anexo II] referente à utilização de determinados produtos e substâncias na produção biológica, com a designação, de «Cal industrial proveniente da produção de açúcar / subproduto da produção de açúcar a partir de beterraba e cana-de-açúcar».

A Sidul informa que este produto é disponibilizado gratuitamente, cabendo aos potenciais interessados a responsabilidade do seu transporte a partir da unidade industrial, com a respetiva guia de transporte; no local, existem meios para a carregar as galeras / contentores.

O interesse do produto, apresentado em contexto restrito no Conselho Consultivo do Azeite, justifica a partilha com outros setores da atividade agrícola, reforçando, simultaneamente, a aplicação do conceito de “economia circular” na agricultura.

Para mais informações contacte a Sidul: joao.afonso@asr-group.com

Comentários