publicado a: 2015-04-01

Empresa japonesa cria cebola que não faz chorar

House Foods Group conseguiu criar uma variedade chamada de “antilágrimas” ao bloquear as enzimas que produzem os compostos que fazem os cozinheiros lacrimejarem. A empresa não informou quando começará a comercializar a nova cebola.

A companhia garante que é até possível criar o efeito inverso, o de provocar o riso, também presente na enzima, conhecida como fator lacrimogéneo. Quando a cebola é cortada, acontece uma reação química que “acorda” essa enzima, segundo explicou a empresa alimentar. Essa reação também resulta em tiossulfato, responsável pelo gosto particular do ingrediente.

Ao manipular um dos componentes da enzima, os cientistas conseguiram omitir os níveis do fator lacrimogéneo. A cebola foi irradiada com iões que removeram drasticamente a quantidade do elemento. A House Foods concentrou-se nas enzimas da cebola porque ela é muito utilizada na cozinha japonesa.

Em 2013, os cientistas do grupo venceram a categoria de química do irónico “Prémio Ig Nobel” da Universidade de Harvard, pela descoberta do processo bioquímico responsável por fazer uma pessoa chorar ao cortar o ingrediente, um dos mais comuns nas receitas culinárias. A pesquisa foi publicada em 2002, na conceituada revista científica "Nature".

Fonte: Agrosoft Brasil

Comentários