publicado a: 2014-07-07

Empresa Portuguesa com novo produto biodegradável para uma agricultura amiga do ambiente

Neste momento, o produto já está a ser comercializado em Portugal, Espanha e França e a vontade do fabricante é expandi-lo aos outros países.

O projecto Agrobiofilm, apoiado pela União Europeia, desenvolveu um filme biodegradável que é amigo do ambiente, regula a temperatura do solo, controla o crescimento de infestantes e evita perda de água do solo.

Este projecto foi desenvolvido pela empresa portuguesa Silvex, Indústria de Plásticos e Papéis, que é portuguesa.

Neste momento, cada vez mais culturas utilizam o sistema de cobertura com filme durante o período inicial, que, apesar dos custos, tem vantagens, potenciando o crescimento mais rápido das plantas, evitando o crescimento de infestantes e diminuindo a quantidade de água de rega.

O problema é que esse filme tem de ser retirado e, normalmente, contem resíduos de pesticidas, de terrenos e da própria cultura, o que o transforma num problema a nível ambiental.

O Agrobiofilm desenvolvido por esta empresa portuguesa resolve esse tipo de problemas, pois pode ser directamente enterrado no terreno, pelo que já não é necessário retirar, como se faz para o tradicional filme de plástico e, portanto, a reciclagem fica feita.

A equipa da Silvex utilizou uma nova fórmula, designada Mater-Bi®, formula que contém produtos vegetais e produtos biodegradáveis que se decompões no solo, através da acção de bactérias e fungos.

Esta alternativa ao filme de plástico tradicional, além das vantagens ambientais, tem também proporcionado um desenvolvimento mais rápido das plantas e maior eficácia no controlo dos infestantes.

Os testes realizados mostram que depois de enterrado, 70% do filme já está decomposto ao fim de 160 dias.

Neste momento, o produto já está a ser comercializado em Portugal, Espanha e França e a vontade do fabricante é expandi-lo aos outros países.

Fonte texto: Agroinfo

Fonte fotografia: www.agrobiofilm.eu

Comentários