publicado a: 2022-09-28

Ensaio com rega gota-a-gota na cultura do arroz permitiu poupar 48% de água

O ensaio de arroz com rega gota-a-gota que a Magos Irrigation Systems, a Rivulis e a Orivárzea têm em curso, em Pancas, no concelho de Benavente, continua a decorrer da forma prevista. As fases decisivas do ciclo da cultura - germinação, afilhamento, floração e aparecimento de panículas - decorreram normalmente e de forma similar à produção do arroz na modalidade convencional.

À entrada na fase de maturação da cultura, até ao dia 22/09/2022, a poupança de água cifra-se em 48%, quando comparado com o sistema convencional, não se visualizando diferenças significativas no desenvolvimento do arroz.

A colheita está prevista entre os dias 12 e 15 de outubro e será realizada sem qualquer diferença face ao modo convencional.

O consórcio do ensaio planeia realizar, a 15 de novembro, em sala, a apresentação dos resultados, com informação detalhada sobre a condução e evolução da cultura ao longo de todo o seu ciclo.

Este ensaio visa avaliar a viabilidade da rega gota-a-gota para tornar a cultura do arroz mais rentável e sustentável, do ponto de vista do uso da água e outros fatores de produção.

Assista ao vídeo realizado na fase de entrada de maturação do arroz:

Comentários