publicado a: 2018-07-31

Estimativa de quebra de 3% na produção de vinho

De acordo com as previsões do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) a produção de vinho deverá diminuir em Portugal em cerca de 3% face à campanha passada, para um volume na ordem dos 6,5 milhões de hectolitros, muito próximo da média das 5 últimas campanhas.

A previsão aponta para uma quebra de produção na maioria das regiões, com exceção doAlentejo, Algarve e Açores, onde é expectável um aumento, sustentado por um bom desenvolvimento vegetativo das videiras, e no Douro, onde se espera uma produção equivalente à campanha passada.

As regiões das Terras da Beira e das Terras do Dão foram as mais afetadas, com uma previsão de quebra de produção superior a 20%.

As condições meteorológicas verificadas ao longo da campanha foram favoráveis aos ataques de míldio e de oídio, considerados estes os principais responsáveis pela quebra estimada de produção.

O ciclo vegetativo das videiras está atrasado duas a três semanas, pelo que as condições climatéricas nos meses de agosto e de setembro serão determinantes na quantidade e qualidade da colheita.

Comentários

  •   nobre29 2018-08-13 0 0
    Pois, a notícia é anterior ao escaldão, que levou a grandes percas de produção.
    •   filipe.north 2018-08-02 0 0
      Na região do Douro, nomeadamente no baixo corgo ( região que melhor conheço) as perdas vão ser muito grandes.
      •   Nelson 2018-08-01 0 0
        As quebras na produção, devido ao míldio, em algumas zonas do Douro, não vão ser pequenas.
        •   Nelson 2018-08-01 0 0
          DOURO com a mesma produção do ano passado? Maia uma notícia encomendada.... Vai haver quebras, e não vão pequenas!
          • Faça login para poder comentar.