publicado a: 2023-02-03

Estão abertas as inscrições para as 24H Agricultura Syngenta

A 6ª edição das 24H Agricultura Syngenta, a maior competição formativa de estudantes de Ciências Agrárias, decorrerá a 1 e 2 de abril de 2023, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, dedicada ao tema “Agricultura Regenerativa”.

As 24H Agricultura Syngenta são um evento da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com a IAAS Portugal- Associação Internacional de Estudantes de Agricultura e Ciências Relacionadas e a SFORI.

Podem concorrer estudantes do ensino agrário (superior e técnico-profissional) de Portugal e Espanha. As equipas concorrentes devem ser compostas por 3 a 5 estudantes da mesma ou de diferentes instituições de ensino. São admitidos estudantes de licenciatura ou mestrado e no máximo três equipas do ensino profissional, maiores de 16 anos.

As inscrições estão abertas no site do evento em: https://24hagricultura.com/

Os estudantes em competição vão realizar provas de campo e teóricas adquirindo conhecimento sobre boas práticas agrícolas essenciais para responder ao enorme desafio de produzir alimentos, usando menos recursos, praticando uma agricultura regenerativa. Trata-se de uma maratona de provas que dura literalmente 24 horas consecutivas, testando as competências técnicas e as soft skills dos participantes.

Espera-se que esta geração de estudantes das Ciências Agrárias venha a contribuir ativamente para a regeneração dos sistemas naturais através de diversos objetivos tais como a regeneração dos solos, aumento da biodiversidade, utilização inteligente dos recursos hídricos, promoção de sinergias com os ecossistemas e assegurar uma resiliência crescente das culturas, sem colocar em causa a competitividade das produções.

Várias centenas de estudantes de todo o país e até de Espanha orgulham-se de ostentar nos seus currículos a participação nesta competição formativa, criada em 2016 pela Associação Portuguesa de Horticultura, com o intuito de reforçar as competências dos futuros profissionais do setor agrícola. As edições anteriores decorreram em Lisboa (em 2016), Coimbra (em 2017), Ponte de Lima (em 2018), Faro (em 2019) e Santarém (em 2022).

Comentários