publicado a: 2019-01-16

Exportações de pera rocha cedem 15% entre janeiro e novembro de 2018 para 70 ME

As exportações de pera rocha caíram 15% entre janeiro e novembro de 2018, face a igual período de 2017, para mais de 70 milhões de euros, num "mau ano agrícola", foi ontem anunciado.

"Apesar do mau ano agrícola que levou a uma quebra de 20% na produção, as exportações de pera rocha ultrapassaram os 70 milhões de euros entre janeiro e novembro de 2018 (menos 15% face ao período homólogo do ano anterior)", disse, em comunicado, a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP).

No mesmo documento, o presidente da ANP, Domingos dos Santos, garantiu que "mesmo com os efeitos das alterações climáticas e a instabilidade económica e política no Brasil, as exportações não caíram tanto como a produção".

Neste sentido, a associação esperava "que a quebra fosse maior", porém, os produtores conseguiram "garantir o escoamento para os mercados externos".

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), citados pela ANP, entre janeiro e novembro de 2018, o principal destino da pera rocha foi o Brasil que, com uma queda homóloga de 24%, representou mais de 26 milhões de euros de exportações.

No período de referência, entre os principais destinos de exportação encontraram-se ainda o Reino Unido (11,6 milhões de euros), França (9,8 milhões de euros), Alemanha (7,4 milhões de euros) e Espanha (7,2 milhões de euros), com descidas homólogas de 5%, 2%, 7% e 11%, respetivamente.

Para 2019, a associação mantém o seu objetivo de alcançar os 100 milhões de euros em exportações.

Tendo em vista reforçar a posição da pera rocha no mercado alemão, a ANP vai novamente estar presente na Semana Verde ('Green Week'), que decorre em Berlim entre 18 e 27 de janeiro.

Esta feira de alimentação e agricultura vai contar com a participação de 1.600 empresas e organizações, sendo esperados mais de 400 mil visitantes.

Fonte: DN

Comentários