publicado a: 2021-08-13

Exportações do vinho com crescimento assinalável no primeiro semestre do ano

As exportações dos vinhos portugueses tiveram, no 1.º semestre de 2021, um comportamento muito positivo, registando um assinalável acréscimo, tanto em valor como em quantidade, quando comparado com o período homólogo de 2020: mais 14,5% em volume, mais 19,3% em valor e mais 4,2% no preço médio.

Este crescimento resulta do bom desempenho do setor no mercado comunitário, mas também nas exportações para países terceiros:

  • Para o mercado comunitário, as exportações apresentaram um crescimento em volume (+14,6%), em valor (+19%) e preço médio (+3,8%).
  • Para os países terceiros, as expedições apresentaram um crescimento em volume (+14,4%), em valor (+19,6%) e preço médio (+4,6%).

O 1.º semestre encerra, assim, com as exportações de vinho nacional a totalizarem a 435 586 milhões de euros, mais 70 536 milhões de euros do que no ano passado, revelando uma maior valorização do produto português (+4,2% em média).

Para este resultado, a contribuição mais significativa foi registada nos mercados de França, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Alemanha, que estão, assim, no top 5 dos mercados mais importantes.

Exportações alimentares

Salienta-se ainda que, apesar dos efeitos provocados pela pandemia de Covid-19, as exportações do setor agroalimentar mantiveram um comportamento positivo ao longo do 1.º semestre de 2021. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o complexo agroalimentar terminou o semestre a crescer 8,4% nas exportações face ao período homólogo de 2020.

No que respeita aos dados do complexo agroalimentar por tipo de produto – ao longo do 1.º semestre, quando comparado com o mesmo período de 2020 -, verifica-se que as exportações de Plantas vivas e produtos de floricultura (51,5%), de Animais vivos (51,3%) e de Carnes, miudezas, comestíveis (27,4%) foram alguns dos grupos de produtos que mais cresceram em percentagem.

Para a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, «este é mais um sinal da resiliência e capacidade de adaptação do setor à situação de grave crise sanitária que ainda atravessamos. O Ministério da Agricultura esteve sempre ao lado dos produtores e das empresas, com as medidas necessárias para garantir previsibilidade e estabilidade neste período de maior incerteza».

Nos últimos meses, o Ministério da Agricultura anunciou a inclusão do setor do vinho na medida de apoio temporário excecional aos agricultores e às PME, particularmente afetados pela crise da Covid-19, no valor de 8 milhões de euros, o apoio ao investimento orientado para o aumento da capacidade de armazenamento de vinho, a abertura, ao setor do vinho, de candidaturas à medida «3.3.1 – Investimento, transformação e comercialização de produtos agrícolas» e a abertura de candidaturas à destilação de crise, no valor de 10 milhões de euros.

Comentários