publicado a: 2019-12-30

Factos e números sobre o mercado do mel na Europa

A União Europeia é o segundo maior produtor de mel do mundo. Todos os anos, 600 000 apicultores e 17 milhões de colmeias produzem cerca de 250 mil toneladas de mel.

No entanto, a produção não satisfaz a procura interna. Em 2016, a UE importou 200 mil toneladas de mel. Cerca de 40% do mel é importado da China, o principal produtor mundial.

Quando comparado com os outros produtores estrangeiros, os apicultores europeus enfrentam custos de produção relativamente elevados. O preço médio do produto exportado também é mais elevado que a média do preço do mel importado. Em 2017, o quilo de mel importado custava em média 2,23 euros. O quilo de mel exportado para países terceiros valia em média 5,69 euros.

Saúde das abelhas, um desafio para o setor

O setor da apicultura também é essencial para a agricultura, para a segurança alimentar e para a biodiversidade uma vez que as abelhas têm um papel essencial na polinização de plantas cultivadas e silvestres.

Surtos de doenças, agricultura intensiva, exposição a químicos, perda do habitat natural e condições climáticas adversas ameaçam a sobrevivência das colmeias.

Proteger as abelhas e apoiar os produtores de mel

Num relatório preparado pelo eurodeputado húngaro Norbert Erdős (PPE), aprovado em plenário a 1 de março de 2018, o Parlamento Europeu insta a Comissão Europeia e os Estados-Membros a tomarem medidas para proteger as abelhas e apoiar os apicultores.

Reforçar a proteção da variedades das abelhas, aumentar o apoio financeiro aos apicultores, proibir pesticidas nocivos e a aplicação de ações contra a importação de mel adulterado são algumas das medidas apresentada pelo Parlamento Europeu.

Artigo originalmente publicado no website do Parlamento Europeu

Comentários