publicado a: 2017-01-20

Falta de chuva preocupa mais do que o frio

Em Trás-os-Montes, os agricultores já estão a recorrer a ração para alimentar os animais. A Confederação Nacional da Agricultura fala em medidas compensatórias do Governo.

Mais do que o frio é a falta de chuva que está a preocupar alguns agricultores, em Trás-os-Montes e no planalto mirandês. A situação ainda não é dramática mas o alerta começa a soar porque a falta de chuva começa a encolher as pastagens obrigando os agricultores a recorrerem à ração para alimentar os animais.

Ouvido pela TSF, Armando Carvalho, dirigente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), fala na necessidade de medidas compensatórias do Governo, para ajudar os agricultores que se debatem com esta situação que resulta de um somatório de fogos, geada e escassez de chuva.

O dirigente da CNA diz também que quase 80 por cento dos terrenos já estão a ser afetadas por uma situação de seca fraca que pode evoluir para moderada ou extrema se a chuva teimar em não aparecer.

Sebastião Rodrigues, da CNA Alentejo, recorda a seca extrema que o país viveu entre 2004 e 2005 e espera que tal não se repita. Ainda é cedo para previsões mais pessimistas mas S. Pedro não tem ajudado.

O dirigente adianta que só no inicio da primavera se vai poder avaliar o impacto das condições meteorológicas na Agricultura.

Na terça-feira, o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, admitiu que o Governo está a "acompanhar com preocupação" a falta de chuva no país. Capoulas Santos adiantou que "há uma panóplia de soluções que só devem ser equacionadas em função do agravamento ou não da situação" e disse esperar que "o São Pedro cumpra a sua missão".


Fonte: TSF

Comentários