publicado a: 2021-03-18

FAO publica "Manual do Inovador" para alcançar sistemas alimentares sustentáveis

A FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura publicou um manual prático intitulado "Possibilitando sistemas alimentares sustentáveis: Manual do Inovador" (Enabling sustainable food systems. Innovators’ handbook).

O manual dedica-se aos sistemas alimentares sustentáveis e o seu papel fundamental para garantir que as gerações futuras sejam seguras do ponto de vista alimentar e se alimentem de dietas saudáveis e baseia-se na riqueza de experiências de mais de 20 países.

O objetivo da publicação é ilustrar que as mudanças no sistema alimentar em direção à sustentabilidade já estão em andamento. As inovações em curso desafiam e mudam normas, instituições, práticas e relações entre
atores do sistema alimentar. Este recurso destina-se a ajudar aqueles atores que desejam contribuir para esta transição.

Baseando-se em conhecimentos científicos e experimentais, as dicas indicadas neste manual pretendem incutir uma atitude positiva em relação à capacidade de inovação dos atores locais em todo o mundo, e as perspetivas de viabilizar o surgimento de sistemas alimentares sustentáveis.

O documento (em inglês) está acessível no Centro de Recursos da Rede Rural Nacional e pode ser consultado AQUI

Comentários