publicado a: 2022-05-17

FNA 22 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo uma feira presencial na Plenitude

A FNA 22 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo que se realiza de 04 a 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, cujo tema é a “Inovação e Tecnologia”, pretende dar a conhecer as alterações que a atividade agrícola irá ter com a aplicação das novas tecnologias, uma das questões mais relevantes para a modernização do sector.

A FNA tem como objetivo apresentar várias ofertas de tecnologia já existentes, mas que ainda não foram amplamente implementadas até agora como o 5G, a biotecnologia, a robótica, a inteligência artificial, entre outras. Neste âmbito, a feira contará com o “Espaço Inovação” nos “Claustros” - um dos espaços mais nobres da feira – e que terá uma exposição de soluções ligadas a estas questões.

FNA – Uma feira de volta à normalidade

A evolução da pandemia e a vacinação geral da população permitem que a FNA volte aos seus moldes normais, sem obrigatoriedade do uso de máscara nem de regras sanitárias que estiveram em vigor. Vai ser possível de novo, sentir a vida e as tradições ribatejanas.

Maquinaria Agrícola

É uma das mais importantes áreas do evento onde se apresentam as novidades e as principais marcas do mercado, que apresentam soluções inovadoras e diferenciadas. Esta é uma zona que atrai os profissionais de sector possibilitando contactos e negócios, além de chamar a atenção de muitos visitantes, pela sua imponência.

Espaços de Gastronomia alargados

A zona dos restaurantes, foi alargada de modo a possibilitar mais comodidade aos visitantes. As “tasquinhas” promovidas por Associações do concelho de Santarém vão ter esplanadas renovadas, o que irá permitir maior conforto aos visitantes.

Compromisso Ambiental na FNA 22

Durante os nove dias de feira, o compromisso com o meio – ambiente e a reciclagem estarão sempre em primeiro plano. Com o objetivo de reduzir a pegada ecológica nomeadamente o consumo de plástico, a FNA 22 vai utilizar unicamente copos reutilizáveis.

Continuando a experiência de anos anteriores, a Feira Nacional de Agricultura e a Resitejo voltam a colaborar para que o evento seja cada vez mais amigo do ambiente. Neste âmbito, estarão instaladas no recinto várias baterias para recolha e reciclagem de Papel, Vidro, Plásticos e Embalagens de Metal.

A energia que a Feira necessita, provém indiretamente dos Painéis Solares instalados no Parque de Estacionamento do CNEMA, o que permite uma compensação 100% da energia consumida na Feira.
Este ano, todos os autocarros ao serviço da FNA são elétricos, uma clara aposta na diminuição da pegada ecológica.

FNA 22 é animação

A FNA volta a apostar nas tradições e manifestações ribatejanas. Este ano a Associação Nacional de Grupos de Forcados irá ter um espaço próprio para a demonstração das suas atividades.
Paralelamente, o público poderá assistir a largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore, mercados tradicionais e música tradicional e popular.

Relativamente às Atividades Equestres, realce para a 1a Exibição Luso-Espanhola de Atrelagem de Tradição que decorrerá a 10 de junho., mas muitas outras atividades destacam a importância do cavalo na Feira Nacional de Agricultura, com a presença das principais coudelarias.

Programa de Atividades Equestres:

  • Concurso Dressage Nacional – Taça FNA 22 4 e 5 junho
  • Jornada do Campeonato Nacional de Equitação do Trabalho 4 e 5 junho
  • Prova Morfo – Funcional de Aptidão Toureio 9 junho
  • 11º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana 10 junho
  • 28º Concurso Nacional Oficial de Coudelarias Portuguesas 10 junho
  • Concurso de Traje à Portuguesa – Troféu Manuel Sabino Duarte “VECA” 11 junho
  • Concurso de Apresentação do Cavalo de Sela 11 junho
  • Concurso de Saltos Nacional B 11 e 12 junho
  • Open Santarém Horse Ball 11 e 12 junho

Espetáculos Musicais

Durante a Feira, vão realizar-se vários concertos:


  • 4 de junho (sábado) David Carreira
  • 9 de junho (quinta-feira) tributo aos Abba “Abba Gold”
  • 10 de Junho (sexta-feira) “Syro”
  • 11 de junho (sábado) David Antunes e convidados Netinho e Vanessa Silva. Dia do Município de Santarém

O dia 9 de junho, quinta-feira, é dedicado ao Município de Santarém que vai promover várias atividades ao longo do dia na Feira Nacional de Agricultura, nomeadamente com a participação das crianças de várias escolas do concelho na iniciativa PAC4ALL, uma ação de informação sobre a nova Política Agrícola Comum (PAC), que tem como principal objetivo chamar a atenção de crianças dos 6 aos 12 anos e respetivos professores.

Dia do Município de Almeirim

Dois dias depois, 11 de junho, o dia é dedicado ao Município de Almeirim que este ano também tem uma participação mais ativa na Feira através de várias iniciativas relacionadas com o concelho de Almeirim.

Conversas de Agricultura

Os seminários e os debates decorrem quase todos nos dias úteis com destaque para a “Conferência Internacional O Futuro da Agricultura” organizada pela CAP e que se realiza no dia 8 de junho, pelas 10h00.


Mais informações em https://www.cnema.pt/events/58a-feira-nacional-de-agricultura-68a-feira-do-ribatejo/

Comentários