publicado a: 2019-07-30

Governo abre mercado da Indonésia à exportação de peras e maçãs

Os produtores nacionais de peras e maçãs podem, a partir de agora, exportar para a Indonésia. Trata-se de um importante mercado, com um potencial de 260 milhões de consumidores, que recebe, pela primeira vez, exportações de frutas nacionais. Com o mercado da Indonésia, sobe para 56 o número de mercados abertos por este Governo, viabilizando a exportação de um total de 225 produtos (170 de origem animal e 55 de origem vegetal).

Para o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, «este passo é resultado do fortíssimo investimento na abertura de mercados e na internacionalização da produção nacional por parte deste Governo».

A internacionalização é uma das prioridades da política do Governo, constituindo um dos eixos mais importantes do reforço da competitividade do setor agroalimentar e da economia portuguesa, tendo em vista o aumento das exportações agroalimentares.

O empenho do Governo na abertura de mercados está a ter expressão no aumento das exportações de produtos agroalimentares que, nos primeiros cinco meses do corrente ano, registaram uma taxa de crescimento de 4,6% relativamente ao período homólogo. A exportação de peras e maçãs representa já um valor de cerca de 110 milhões de euros anuais para o nosso país.

A exportação de produtos alimentares é um processo complexo que requer o estabelecimento de negociações demoradas com as autoridades competentes dos países de destino, com vista ao cumprimento de condições e requisitos fitossanitários ou sanitários quer pelos operadores económicos, quer pela autoridade competente nacional, na certificação dos produtos a serem exportados.

O Ministério da Agricultura está a trabalhar de forma intensa na abertura de mais 59 mercados para exportação de 271 produtos, sendo 225 da área animal e 46 da área vegetal.

Comentários